PUBLICIDADE

Condições meteorológicas dificultam buscas na Antártida

25 fev 2012 - 17h39
Compartilhar

As condições meteorológicas adversas na região onde está situada a Estação Antártica Comandante Ferraz atrapalharam as buscas pelo suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, os dois militares desaparecidos durante um incêndio ocorrido por volta das 2h deste sábado. Um terceiro militar, Luciano Gomes Medeiros, ficou ferido e foi transferido para uma base chilena.

Dois militares estão desaparecidos após incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Antártida
Dois militares estão desaparecidos após incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Antártida
Foto: AFP

O avião da Força Aérea Brasileira que resgatará os militares e pesquisadores que trabalham na estação deve decolar da Base Aérea do Galeão na tarde deste sábado, com destino a Punta Arenas, no Chile.

Apesar do incêndio ter iniciado durante a madrugada, a Marinha informou que o fogo ainda não foi controlado. Assim que as condições meteorológicas melhorarem, uma equipe do grupo-base voltará à estação para avaliar os danos. De acordo com os militares, o chefe da estação e os integrantes do grupo-base, que permaneceram no local combatendo o incêndio, foram transferidos para a Base Eduardo Frei, no Chile.

Em comunicado divulgado na tarde de hoje, a Marinha se disse consternada com o ocorrido. O incêndio ocorreu na praça de máquinas, local onde ficam localizados os geradores de energia. Quinze militares responsáveis pela manutenção e operação da estação iniciaram o combate ao fogo.

Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na Estação no momento do incidente, juntamente com o militar ferido, foram transferidos para Punta Arenas, no Chile.

O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ferido e foi transferido para a base chilena, mas não corre risco de morrer. Segundo a Marinha, as famílias do militar ferido e dos desaparecidos já foram comunicadas e estão recebendo apoio.

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade