PUBLICIDADE

Comandante-geral da PM do Rio de Janeiro é exonerado

7 jul 2009 - 13h36
Compartilhar

Osecretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José MarianoBeltrame, exonerou hoje (7) o comandante-geral da Polícia Militar,coronel Gilson Pitta Lopes. Em nota, Beltrame informa que o comandoda corporação será ocupado pelo atual presidente do Instituto deSegurança Pública, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

Beltramedestacou que o coronel Mário Sérgio está habituado a missõesdifíceis, pois já comandou o Batalhão de Operações Especiais(BOPE) e o Batalhão da Maré, que fica no complexo de 16 favelas daMaré.

Aindana nota, o secretário de Segurança Pública destaca que "ocoronel Mário Sérgio tem agora o duro desafio de cultivar aseriedade e dedicação da equipe e ainda avançar mais profundamentenos processos de gestão da PM, com maior aproveitamento do efetivonas ruas e foco nas metas criminais estabelecidas".

Anota da Secretaria de Segurança Pública não relaciona, no entanto,a saída do coronel Gilson Pitta com a denúncia feita peloMinistério Público Estadual contra 30 policiais militares porhomicídio.

OMinistério Público pede a prisão dos PMs acusados de matarinocentes e depois registrar tais casos em autos de resistência,quando alega que agiu em legítima defesa durante operações paracombater criminosos. De acordo com o Ministério Público, de 20mortes investigadas em 2007 e 2008, apenas duas vítimas tinhampassagem pela polícia.

Aassessoria de imprensa do Tribunal de Justiça informou que ospedidos de prisão ainda não começaram a ser analisados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade