PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

CNBB espera garantias do Estado durante Jornada da Juventude

Não há previsão de mudanças na programação da jornada e na visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro

21 jun 2013 - 16h15
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno de Assis, espera que o Estado dê garantias de segurança aos jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro (RJ). De qualquer forma, ele não acredita que as manifestações ocorridas no decorrer da semana, em várias cidades, tragam prejuízos ao evento.

O cardeal ressaltou que não há previsão de mudanças na programação da jornada e na visita do papa Francisco. "Desejamos que a jornada transcorra de maneira calma, acolhendo os jovens que virão de todas as partes. (Esperamos) que eles possam passar esse dias participando de toda a programação sem nenhum transtorno", acrescentou.

Além das garantias de segurança ao evento, dom Raymundo Damasceno espera que o encontro aconteça de forma tranquila, em todos os sentidos, "com bons serviços e garantia de assistência à saúde". O presidente da CNBB destacou que os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude avançam em ritmo acelerado e em clima de traquilidade.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Questionado se as notícias sobre a violência ocorrida nas manifestações poderiam prejudicar a vinda de jovens de outros países ao Brasil, dom Raymundo Damasceno disse que espera um número menor de participantes europeus, mais motivado pela crise financeira no continente e não pelas manifestações. Na tarde de hoje, Dom Raymundo Damasceno, se reunirá com a presidenta Dilma Rousseff e, entre os assuntos a serem tratados, está a organização da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre 23 e 28 de julho.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade