2 eventos ao vivo

Cinzas de vulcão chegam ao RS; Gol retoma voos internacionais

2 jul 2011
10h53
atualizado às 11h05

A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada deste sábado. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), imagens de satélite detectaram a presença do material vulcânico na cidade do Chuí, no extremo sul do Estado. Até as 10h45, não havia previsão de fechamento do espaço aéreo da região.

Nuvens formadas pelas cinzas de vulcão chileno praticamente paralisaram as operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Nuvens formadas pelas cinzas de vulcão chileno praticamente paralisaram as operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto: Tarlis Schneider/Agência Freelancer / Especial para Terra

Veja os direitos dos passageiros com os cancelamentos de voos
Veja por que o vulcão paralisa a aviação

Ainda de acordo com a FAB, um novo boletim sobre o avanço das cinzas deve ser divulgado nesta manhã, cujas informações serão repassadas às companhias aéreas que operam na região.

Gol retoma voos internacionais
Às 10h30 deste sábado, a Gol informou que retomou seus voos internacionais. Segundo a companhia aérea, "análise de especialistas concluiu que a densidade da nuvem de cinzas nas áreas a serem sobrevoadas está muito abaixo do limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas".

Ontem, as maiores companhias aéreas do País, Gol e TAM, cancelaram todos os voos programados com origem e destino em Buenos Aires (Argentina). Os voos da Gol a Montevidéu (Uruguai) também foram afetados.

No início da manhã deste sábado, dois voos da Gol previstos para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), oriundos do Uruguai e da Argentina foram cancelados. O aeroporto opera por instrumentos desde a noite de sexta-feira, devido às condições climáticas adversas. Às 10h50, parte da capital gaúcha estava coberta por um nevoeiro, acompanhado de chuva fraca.

Fonte: Terra
publicidade