0

Zoológico impede retirada de animais pelo Ibama no RJ

18 out 2010
15h18
atualizado às 18h11

A direção do Zoológico de Niterói (RJ) impediu, nesta segunda-feira, que fiscais do Ibama retirassem animais do local. Segundo o órgão, os animais vivem em condições inapropriadas e precisam ser levados para outras unidades. A operação, que teve início às 9h, foi acompanhada por policiais federais.

Fiscais do Ibama tentam retirar animais que vivem em condições inadequadas em zoológico
Fiscais do Ibama tentam retirar animais que vivem em condições inadequadas em zoológico
Foto: Ivaldo Anastácio / Futura Press

A assessoria do Ibama informou que o zoológico assinou, em 2004, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a realizar melhorias nos abrigos dos animais. Os técnicos do Instituto fizeram diversas vistorias posteriores e a medida não foi cumprida. O Ibama afirmou que os animais vivem em condições inadequadas nos atuais alojamentos.

De acordo com a diretora do zoológico, Gizelda Candiotto, os animais não podem deixar a unidade pois alguns não apresentam boas condições de saúde e outros estão no período de reprodução. Giselda ainda tenta na Justiça impetrar recurso contra a decisão de remover os animais.

Por volta das 17h, o chefe de fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, Márcio Urselino, estava reunido com o Ministério Público Federal para tentar resolver o impasse.

Fonte: O Dia

compartilhe

publicidade