PUBLICIDADE

Volta a nevar no Sul do País; frio aumenta em SP

3 ago 2011 - 12h54
(atualizado às 16h29)
Compartilhar

Neve voltou a ser registrada na manhã desta quarta-feira, em Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que o fenômeno ocorreu em São Joaquim (SC), entre 8h e 9h. No município a temperatura atingiu a marca mínima de -2.3°C, com sensação térmica de -20°C. Em Urupema (SC), também houve relatos de neve, ainda não oficializados pelo Inmet.

Saiba como se mede a sensação térmica

Após o segundo dia consecutivo de neve, o Sul do País não deve mais registrar o fenômeno até domingo. Segundo a Climatempo, um ciclone extratropical começou a se afastar da região, o que reduziu a nebulosidade e a umidade. "As projeções são claras. Não há condições necessárias para nevar", explicou a meteorologista da Climatempo Aline Tochio.

O frio rigoroso, no entanto, vai prosseguir. Em São Joaquim, a temperatura por volta de meio dia era de -0,1°C, com sensação térmica de -16°C. O vento do município registrava no horário velocidade de 56 km/h, situação que amplia o frio.

No Rio Grande do Sul, onde não nevou, a menor temperatura, de acordo com o Inmet, foi registrada em São José dos Ausentes, com 0,7°C. Em Curitiba (PR), o frio mais intenso ocorreu por volta das 7h, quando os termômetros indicavam a marca de 4°C, vento de 30 km/h e a sensação de -7°C. O tempo abre ao longo desta noite, de acordo com a meterologia, e nesta quinta há previsão de geada nas primeiras horas da manhã em quase todas as áreas, exceto no leste do RS e no litoral de SC e do PR.

Forte queda de temperatura em São Paulo
Segundo a Climatempo, a frente fria que trouxe a nebulosidade e uma forte massa de ar frio polar avança nesta quarta-feira em direção a Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas ainda vai deixar o tempo muito úmido na maioria das áreas de São Paulo. A previsão é de que todo os municípios paulistas permaneçam com muitas nuvens, mas a chance de chover é pequena. Períodos de sol devem ocorrer especialmente no centro-oeste e sul do estado. No norte de São Paulo, esta quarta-feira será com predomínio de céu nublado e sensação de frio o dia todo.

O sol reaparece forte em São Paulo a partir da quinta-feira, mas a população deve se preparar para o frio intenso. A nova massa de ar polar que está chegando vai atuar com força total na quinta e na sexta-feira. A madrugada e o amanhecer destes dois dias serão geladas e há risco de geada no centro-oeste e sul do estado.

O frio destes próximos dias será comparável ao que ocorreu no dia 28 de julho, quando uma onda de frio extremamente forte entrou em São Paulo provocando as mais baixas temperaturas deste ano. Geou em quase todas as regiões paulistas naquela época, até mesmo na área urbana da cidade.

No centro-oeste, sul e leste de São Paulo, as menores temperaturas estimadas para as madrugadas desta quinta e sexta-feira, devem variar de 0ºC a 5ºC. Há chance de geada em cidades como Sorocaba, Itapeva, Avaré, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente. Na serra da Mantiqueira também deve gear nestes dias, com temperatura um pouco abaixo de zero grau em Campos do Jordão. No norte do estado e no litoral, as temperaturas mínimas nestes dias devem variar de 5ºC a 10ºC.

Na capital paulista, a temperatura na madrugada e amanhecer de 4 e 5 de agosto deve ficar entre 4ºC e 7ºC. Há chance de novo recorde de frio. Até agora, as menores temperaturas registradas em São Paulo foram de 2,4ºC na zona sul, no dia 28 de junho, segundo a medição da USP. Na zona norte, a menor temperatura registrada até agora pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 6,1ºC, também em 28 de junho.

Moradores e turistas se divertem com a beleza do gelo nos galhos de árvores e arbustos, em Urubici (SC)
Moradores e turistas se divertem com a beleza do gelo nos galhos de árvores e arbustos, em Urubici (SC)
Foto: Joacir José da Rosa / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade