PUBLICIDADE

Volta a chover forte no RJ, e Defesa Civil alerta para deslizamentos

11 dez 2013 - 22h52
(atualizado às 22h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chuva provocou alagamentos em algumas das principais vias do Rio de Janeiro</p>
Chuva provocou alagamentos em algumas das principais vias do Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Voltou a chover forte na capital fluminense na noite desta quarta-feira, e a cidade está em estágio de atenção, que indica chuva moderada a ocasionalmente forte nas próximas horas. Neste estágio, os operadores do Sistema Alerta Rio estão em constante comunicação com os órgãos da prefeitura que atuam nas situações de chuva. Pelo menos duas pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde a madrugada desta quarta-feira.

A concessionária RioLuz informou que a estrada Grajaú-Jacarepaguá (entre a Cabana da Serra e o Hospital Cardoso Fontes) e a avenida Ayrton Senna (em frente à Vila do Pan) estão com a iluminação apagada. O problema da avenida Ayrton Senna foi provocado pelo rompimento dos cabos de energia elétrica, por uma retroescavadeira de uma obra.

Na estrada Grajaú-Jacarepaguá, a falta de energia é consequência da queda de vários postes de energia e do rompimento da rede elétrica da concessionária Light durante a ventania da semana passada. A Rioluz e a Light estão neste momento executando os reparos.

A estrada das Furnas, no Alto da Boa Vista, altura da Vista Chinesa, já está liberada. Mais cedo houve a queda de uma árvore, interditando parcialmente a via, no sentido do bairro da Tijuca.

O subsecretário municipal de Defesa Civil, Márcio Mota, disse que nas últimas 24 horas foram feitos 581 pedidos de atendimento de vistorias em casas e áreas que oferecem risco de deslizamento.

Mota disse que a chuva desta noite, com o solo já encharcado e saturado, pode provocar novos deslizamentos. O subsecretário também ressaltou os esforços que estão sendo feitos para atender os moradores afetados pelo temporal.

"Nós estamos fazendo todos os esforços para atender o Complexo do Alemão e Complexo do Lins, além de enviar duas equipes com botes salva-vidas para o bairro de Acari, atuando em conjunto com voluntários da Cruz Vermelha Brasileira para que a gente pudesse verificar, de casa em casa, aquelas pessoas que não tinham condições de deixar os imóveis. Removemos até uma senhora com problemas ortopédicos que precisava ser removida de ambulância, e a entregamos lá no Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia)", informou.

Ele disse ainda que a Defesa Civil está funcionando com um posto avançado em Irajá, na zona norte, para atender com mais facilidade aos casos de emergência, além da sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, e do Centro de Operações da prefeitura, na Cidade Nova.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade