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Visitamos a mais nova estação de Metrô de SP; veja novidades

A estação Fradique Coutinho será inaugurada apenas no sábado, mas já verificamos como será o novo espaço do transporte público na cidade

12 nov 2014 - 09h14
(atualizado às 10h05)
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<p>Uma das novidades é aplicação de portas coloridas nos corredores da estação</p>
Uma das novidades é aplicação de portas coloridas nos corredores da estação
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

A cidade de São Paulo recebe no próximo sábado mais uma estação de Metrô. Após quase cinco anos da inauguração da Linha 4-Amarela, finalmente será entregue a estação Fradique Coutinho, que fica entre as estações Faria Lima e Paulista, na zona oeste da capital. Faltando apenas três dias para a entrega, o Terra esteve no local e conferiu os detalhes da estação que deve receber cerca de 15 mil passageiros por dia.

Fomos recebidos por uma equipe de engenheiros, técnicos e assessores do Metrô que nos guiaram, ainda entre operários, pela área que será utilizada pelos paulistanos já a partir do próximo final de semana.  Ao entrarmos pela rua dos Pinheiros, nos deparamos com três opções de locomoção dentro da estação, já visando o grande fluxo de passageiros.

Como a primeira escada rolante fica bem próxima à porta da rua, qualquer problema técnico poderá gerar filas até a calçada. A opção, nesta situação, será a utilização de uma grande rampa que dá acesso ao andar inferior, além do elevador que, ao contrário de algumas estações, não fica escondido.

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Cores vibrantes

Após o primeiro lance de escadas rolantes, nos deparamos com uma novidade em relação às outras estações da Linha 4-Amarela. Além da cor da própria linha e as paredes de concreto – já tradicionais no Metrô -, a Fradique Coutinho conta com um colorido especial nas portas que guardam equipamentos eletrônicos da estação.

Rosa, azul, verde e amarelo ornam muito bem com o vermelho da brigada de incêndio, transformando uma parede monótona em uma aquarela vibrante e muito bonita.

Seguindo o nosso reconhecimento pela estação, descemos o segundo lance de escadas e chegamos até o piso das catracas. Antes mesmo da bilheteria, um andaime ainda auxiliava o trabalho dos operários nos últimos retoques. Ao lado, um totem interativo chamou a atenção: com uma câmera, tela sensível ao toque e microfone para contato com a central, é mais uma forma de comunicação entre passageiros e o Metrô.

Com apenas dois guichês, a bilheteria me pareceu um pouco pequena para uma estação, mas só o fluxo de passageiros e as filas mostrarão se o número de funcionários é o suficiente.

Os bloqueios da estação seguem o padrão das demais estações da linha amarela. Com placas que se abrem após o pagamento, o sistema promete agilizar a passagem das pessoas.

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Sistema de som automatizado

Uma das principais novidades da estação pode passar despercebida para a maioria dos passageiros. Com microfones direcionados para as áreas de fluxo, o sistema de som se ajusta de acordo com os ruídos, permitindo um som baixo quando a estação estiver com pouco movimento e uma comunicação em um volume mais elevado quando o ruído for constante.

Durante a visitação o funcionamento do novo sistema ficou evidente, já que, durante o tempo todo, a estação foi invadida por música.  Durante a passagem dos trens, por exemplo, o volume foi elevado significativamente. Pena que não teremos música dos dias normais de operação.

Continuando a visita...

Ao passar pela catraca, encontramos uma parede com placas de vidros amarelos. Atrás, a área operacional da estação, com sala de reuniões, refeitório e sala de supervisão. O acesso, é claro, é restrito.

Virando para o lado esquerdo, o passageiro segue em direção à plataforma sentido Butantã e, para o lado direito, em direção à estação da Luz. No meio do caminho, no sentido Butantã, foram colocados quatro banheiros, incluindo dois como acessibilidade para pessoas com deficiência.

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Mais um lance de escada e chegamos às plataformas, onde as obras parecem dar o respiro final. Placas ainda são colocadas nas paredes e adesivos com as estações da linha ainda não haviam sido colocados nas portas automáticas. Detalhes pequenos, que não atrapalhariam o funcionamento da estação, mas que já poderiam estar lá após tantos anos de obras.

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Bicicletário

Do lado externo da estação também foi construído um bicicletário onde serão guardadas as bicicletas dos passageiros que pretendem seguir o percurso de Metrô. O local ainda estava inacabado, mas operários trabalhavam em ritmo acelerado para que a obra seja entregue junto com a estação.

Segundo o Metrô, os retoques serão finalizados nesta quarta. Entre quinta e sexta a estação passará apenas pelo processo de limpeza. Ao todo, a Fradique Coutinho foi construída em uma área de 14.260 m². Ela é sétima a ser entregue na Linha 4.

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô
Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Atrasos

Em obras desde 2005, a entrega da estação Fradique Coutinho já foi prometida para diversas datas, sofrendo atraso de mais de 4 anos. Em seu projeto, a entrega era prevista para 2010, mas as obras atrasaram, entre outras coisas, pelo acidente no canteiro da Estação Pinheiros, em 2007, que resultou com a morte de sete pessoas.

O governo, então, prometeu a entrega para 2011, mas acabou mudando a data para 2012, 2013 e, por fim, para 2014. A última previsão era de que ela fosse entregue em outubro, mas o prazo não foi cumprido mais uma vez, pela falta de todas as licenças necessárias.

Com a inauguração da Fradique Coutinho, ficam faltando as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Oscar Freire e Higienópolis.

Segundo o governo de São Paulo, nos primeiros dias de funcionamento, de 15 a 21 de novembro, o horário será das 10h às 15h. A partir do dia 22 ela começa a operar no horário normal das demais estações.

Veja imagens da mais nova estação de metrô de São Paulo:

Fonte: Terra
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