PUBLICIDADE

Vendedora de shopping com risco de explosão em SP: "temos medo"

30 set 2011 - 13h48
(atualizado em 3/10/2011 às 19h52)
Compartilhar
Fábio Santos
Direto de São Paulo

O Shopping Center Norte abriu normalmente na manhã desta sexta-feira após a expedição de um mandado de segurança feita pelo juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª vara da Fazenda Pública. Porém, as últimas notícias sobre o risco de explosão por causa da quantidade de gás metano no local acabou afastando os consumidores e alarmando trabalhadores do principal centro de comércio da zona norte da capital paulista. A vendedora Priscila Midory foi trabalhar normalmente nesta sexta-feira, apesar do receio. "A gente tem medo, mas se o shopping diz que não tem perigo, a gente acredita", falou.

Center Norte: conheça o shopping que corre risco de explosão

Funcionária de uma loja de moda infantil, Priscila apontou a possível interdição por causa do metano como responsável pela queda de movimento na loja. "Aqui na nossa loja, pelo menos, o movimento caiu bastante nos últimos dias. Hoje não foi diferente", disse.

Alguns consumidores, porém, mantiveram a rotina e aproveitaram a bonita manhã em São Paulo para dar um passeio no shopping. Para o analista de desenvolvimento da prefeitura de São Paulo Carlos Alberto Ribeiro, que é frequentador do shopping, há um exagero sobre o assunto. "Acho que tem um problema, mas não acho que vai acontecer absolutamente nada", disse. O funcionário público acredita que a ordem de interdição do shopping foi usada como arma política pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Em 30 anos, nunca teve nenhum problema aqui no shopping. Acho que o Kassab usou essa polêmica como arma política", falou.

Os donos de loja também lamentaram a queda no movimento. "Estou aqui desde a inauguração deste shopping e agora decidiram fazer este terrorismo. Minha filha me ligou dos Estados Unidos perguntando se o Center Norte iria explodir e eu respondi que não iria acontecer isso", disse o proprietário de uma ótica que preferiu não se identificar.

Obras de adequação

O Shopping Center Norte assinou na quarta-feira um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de São Paulo. Nele, consta que o estabelecimento tem 20 dias para cumprir a instalação de nove drenos de extração de gases, ampliar investigações e monitorar toda a área do shopping.

Um dos drenos já está em operação, captando o gás que é formado no subsolo do estabelecimento. De acordo com a assessoria do Center Norte, o dreno existente foi instalado há 45 dias e está a 2 m de profundidade no solo. O gás que é drenado passa por uma mistura com oxigênio e é liberado na atmosfera.

O shopping já trabalha na construção de mais 8 drenos, que serão instalados em áreas pré-definidas, onde existe maior acúmulo de gás. De acordo com o estabelecimento, os novos drenos serão fincados a uma profundidade de 5 m.

Enquanto o shopping não se adequa às exigências receberá diariamente uma multa de R$ 17,45 mil, aplicada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O shopping amanheceu com pouco movimento após a notícia da interdição
O shopping amanheceu com pouco movimento após a notícia da interdição
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade