PUBLICIDADE

Veja o que abre e o que fecha em SP nos feriados de Natal e Ano-Novo

20 dez 2013 - 17h34
(atualizado em 24/12/2013 às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Os feriados de Natal e Ano-Novo alteram o horário dos serviços oferecidos à população em todo o País. Os dias 24 e 31 de dezembro são considerados ponto facultativo, por exemplo, em órgãos públicos.

Veja o que abre o que fecha no DF nos feriados de Natal e Ano Novo

Veja o que abre o que fecha em BH nos feriados de Natal e Ano Novo

Veja o que abre e o que fecha em Florianópolis no Natal e Ano Novo

Veja o que abre e fecha em Salvador nos feriados de Natal e Ano-Novo

Confira a seguir o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo nessas datas.

Abastecimento

Feiras livres, mercados municipais e sacolões fecham todos no dia 25. No dia 24, operam em horário diferenciado. 

No dia 24, os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Kinjo Yamato - das 3h às 12h; Paulistano - das 6h às 16h; Teotônio Vilela - das 7h às 15h; Central Leste e Pirituba - das 7h às 18h; Tucuruvi - das 7h30 às 16h; Pinheiros e Penha - das 8h às 13h; Lapa e Santo Amaro - das 8h às 16h; Vila Formosa, Ipiranga e São Miguel - das 8h às 17h; Sapopemba - das 8h às 18h; Guaianases - das 8h30 às 19h30.

Também no dia 24, os sacolões atenderão nos seguintes horários: Cohab Adventista, Brigadeiro e Jaraguá - das 7h às 13h; City Jaraguá Jaguaré, Rio Pequeno, Bela Vista e Lapa - das 7h às 14h; Avanhandava - das 7h às 14h30; Butantã e Santo Amaro - das 7h às 16h; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão - das 7h às 15h; Piraporinha - das 7h às 18h; São Miguel - das 8h às 17h; Cidade Tiradentes -das 8h às 19h; João Moura - fecha dias 24 e 25.

Já as feiras livres que seriam realizadas no dia 25 serão antecipadas para o dia 24, nos locais e horários habituais. Nenhuma delas funcionará dia 25.

Assistência Social

Nos dias 24 e 25, funcionarão apenas os serviços de emergência e acolhida que atendem 24 horas, sem interrupção: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) - 156. 

Cultura

O Teatro Municipal fecha dias 24 e 25 e abrirá em 26, 28 e 29 para as apresentações da ópera La Boheme. Também fecham na véspera e no dia de Natal os teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Martins Penna, Leopoldo Froes e Zanoni Ferrite. Os teatros Flávio Império, Artur Azevedo e Paulo Eiró estão em reformas.

Entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, a  Biblioteca Mário de Andrade, incluindo a Circulante, e a Hemeroteca estarão fechadas.

Esportes

Os Centros Desportivos Municipais abrirão para atividades esportivas e de lazer no dia 24, das 9h às 13h, e fecharão no dia 25. O Parque Esportivo do Trabalhador, antigo Ceret, não abrirá no dia 25. 

Saúde

No dia 25 de dezembro, os hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, sem interrupção. As 99 AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive nos dias 24 e 25, das 7h às 19h. As 19 AMAs especialidades, as Unidas Básicas de Saúde (UBS), as UBS Integrais e os Ambulatórios de Especialidades fecham nos dias 24 e 25, voltando a atender no dia 26. As 20 AMAs, que funcionam 24 horas, abrem todos os dias, sem interrupções.

Subprefeituras

Nos dias 24 e 25 as Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho

Os Centros de Atendimento ao Trabalhador (CATs) Móveis não abrirão no período de 23 de dezembro a 3 de janeiro de 2014.

Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais abrirão normalmente nos horários habituais.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências fecham para atendimento nos dias 25 e 1º, assim como no dia 31.

No dia 24 de dezembro, os bancos poderão estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas.

Agências localizadas nos Estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. São elas as das seguintes unidades federativas: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Nos demais Estados, de acordo com a Febraban, o atendimento será das 8h às 10h seguindo o horário local. Agências localizadas em Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília atenderão o público das 7h às 9h. 

A federação orienta que contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 02 de janeiro), sem a incidência de multa. 

Metrô

Na semana do Natal, o Metrô implantará estratégia especial de operação na circulação dos trens. Na terça-feira (24), os usuários da Linha 1-Azul, principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, contarão com 236 viagens extras; os usuários da Linha 3-Vermelha, que se integra ao terminal rodoviário Barra Funda, terão reforço de 251 viagens adicionais. Nas demais linhas, a frota em circulação não sofrerá alterações. 

Já na quarta-feira (25), feriado de Natal, a quantidade de composições em operação em todas as linhas será semelhante à utilizada em um domingo. 

Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários que forem aos eventos programados na avenida Paulista, a circulação de trens em todas as linhas de metrô será ininterrupta durante toda a madrugada. Apenas a estação Trianon-Masp, da Linha 2-Verde, fecha às 18h do dia 31 - até 4h40 do dia 1º - por questões de segurança, devido à proximidade com a festa.

Dia 1º de janeiro, todas as linhas voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40. 

Na quinta-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1, 2, 3 e 4 - 40 minutos mais cedo. Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade