PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Finados em SP

1 nov 2012 - 18h33
(atualizado às 18h51)
Compartilhar

Por causa do Dia de Finados, feriado nacional que ocorre nesta sexta-feira, os serviços municipais da capital paulista terão algumas alterações. O fim de semana também terá horários modificados. Veja o que abre e fecha e como você pode consultar os serviços durante o feriado:

Abastecimento

Os mercados municipais atenderão nos seguintes horários: Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Ipiranga, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h; Guaianases das 8h30 às 13h. O Paulistano (Central), Kinjo Yamato, Lapa e São Miguel não funcionarão. No sábado e domingo, todos vão abrir nos horários habituais.

O atendimento nos sacolões será feito nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, COHAB Adventista e João Moura das 7h às 13h; Lapa das 8h às 13h. Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, City Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; já o de São Miguel não funcionará. No sábado e domingo, todos vão abrir nos horários habituais.

As feiras livres atenderão no feriado, sábado e domingo nos locais e horários habituais.

Assistência Social

No feriado, sábado e domingo, os serviços de emergência e acolhida atendem 24 horas, ininterruptamente: Abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e os Centros de Acolhida (antigos albergues).

Não abrirão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Coordenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Água

A Sabesp informou que o serviço de atendimento telefônico da companhia (195) vai funcionar 24 horas, atendendo casos emergenciais.

Bancos

Nesta sexta-feira, não haverá atendimento bancário. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 2 poderão ser pagos nas agências no dia útil seguinte, segunda-feira, dia 5, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). A Febraban também recomenda o uso de canais alternativos, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e autoatendimento por telefone.

Metrô

Nesta sexta-feira, dia 2, em função do feriado, a frota de trens em operação será semelhante a que circula num domingo típico. A linha 2-Verde não terá circulação entre as estações Sacomã e Ana Rosa até às 9h. Ônibus farão o trajeto gratuitamente. Já no sábado e no domingo, a circulação será como em um fim de semana qualquer.

Na segunda-feira, dia 5, a circulação dos trens será antecipada para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela.

CPTM

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de Finados, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização. Na linha 7-Rubi, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado durante toda a sexta-feira.

A linha 8-Diamante será interditada parcialmente a partir das 20h do dia 2 até o fim do dia entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. No domingo, das 20h até o fim da operação comercial, será realizada a substituição de equipamentos de via entre as estações Barueri e Engenheiro Cardoso. As intervenções ocasionarão aumento no intervalo médio entre os trens.

Na sexta-feira, os trens da linha 11-Coral Expresso Leste circularão apenas entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Já na linha 11-Coral, no sábado, das 20h até o fim da operação comercial, os trens não circularão entre as estações Suzano e Jundiapeba. Para fazer a conexão entre as duas estações serão disponibilizados ônibus gratuitos.

A linha 12-Safira, das 4h até à meia-noite de sexta-feira, a circulação de trens ocorrerá somente entre as estações Calmon Viana e Itaim Paulista e entre Comendador Ermelino e Tatuapé. A conexão entre Itaim Paulista e Comendador Ermelino será realizada através de ônibus gratuitos.

Correios

No feriado do dia 2 de novembro, bem como no domingo, dia 4, todas as agências da capital ficarão fechadas, à exceção da unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esta funcionará em regime de plantão, das 9h às 17h. No sábado, dia 3, as agências que já abrem neste dia terão expediente normal. Mais informações pela central de atendimento, no (11) 3003-0100.

Cultura

As bibliotecas de bairro fecharão no feriado e no domingo, mas abrirão no sábado normalmente. Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa fecham no feriado e abrem no sábado e domingo. A Biblioteca Mário de Andrade fecha no feriado e no domingo, porém abre no sábado, das 10h às 17h, inclusive a Biblioteca Pública Circulante. Os ônibus bibliotecas funcionarão normalmente todos os dias. O ponto de Leitura do Piqueri estará aberto nos dias 3 e 4 de novembro.

Vão funcionar todos os dias, das 9h às 17h: Monumento à Independência (Capela Imperial), Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Beco do Pinto, Centro Cultural São Paulo (horário habitual), Galeria Olido (no horário habitual), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos,Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker e Teatro Zanoni Ferrrite. A Praça das Artes estará aberta dia 03/11 às 20h, onde será recitada a ópera "Orfeo Ed Euridice".

Não funcionarão, por motivo de reforma, os teatros Artur Azevedo, Flávio Império, João Caetano, Martins Penna a Casa do Sertanista e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. O Teatro Municipal permanecerá fechado, mas o seu museu abrirá das 10h às 18h, todos os dias. Também não abrirão a Escola Municipal de Bailado, a Escola Municipal de Iniciação Artística e a Escola Municipal de Música.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá no feriado e no domingo, das 10h às 18h e no sábado, das 10h às 20h. O Centro Cultural da Penha funcionará todos pos dias, das 10h às 19h. O Arquivo Histórico Municipal só abrirá no sábado (3), das 9h às 17h.

Educação

Não haverá aulas nas escolas municipais no feriado, mas os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão para atividades de esporte e lazer nos dias 2, 3 e 4, nos horários habituais.

Emprego

No feriado, as unidades móveis e fixas do Centro de Apoio ao Trabalho (CATs) e do banco de microcrédito São Paulo Confia não atenderão a população. Os postos voltarão a funcionar, em seus horários normais, na segunda-feira.

Esporte

No feriado, os Clubes da Cidade vão abrir apenas para atividades esportivas e de lazer, em regime de plantão, e no sábado e domingo, nos horários habituais.

Parques

Os Parques Municipais abrirão todos os dias em seus horários habituais.

Poupatempo

Os postos Poupatempo, bem como o Disque-Poupatempo (0800-772-3633), não funcionarão no feriado de Finados, nem no sábado, dia 3 de novembro.

Procon

Os postos de atendimento pessoal do Procon nos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera ficarão fechados nos dias 2 e 3 de novembro. As audiências, o setor administrativo, a ouvidoria e o atendimento telefônico (151) também não funcionarão nem nesta sexta-feira, nem no sábado.

Saúde

Os hospitais, Prontos-Socorros e AMAS 24 horas funcionam todos os dias. A AMA tradicional funciona normalmente, das 7h às 19h, inclusive no feriado (2/11). As UBS não funcionarão na sexta (2/11); reabrem na segunda (5/11), das 7h às 19h. As AMAs Especialidades não funcionam no dia 2/11. Reabrem normalmente no dia 3/11, sábado.

Shoppings

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que as lojas irão abrir, no feriado, com o mesmo horário dos domingos, das 14h às 20h. As áreas de lazer (praça de alimentação, cinema, entre outros) terão seus horários normais, em geral das 12h às 22h.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não prestarão serviço e voltarão a funcionar na segunda-feira, no horário habitual.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade