PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro durante o feriadão da República

14 nov 2013 - 14h04
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o feriado da Proclamação da República, a principal mudança no Rio de Janeiro será o fechamento da avenida Rodrigues Alves, dentro do cronograma de implosão do Elevado da Perimetral no processo de revitalização da região portuária. Órgãos de transporte operam em regime normal de feriado. Confira o que abre e fecha na capital fluminense neste feriadão:

Bancos

As agências bancárias fecham na sexta-feira, retomando o pleno funcionamento apenas na segunda-feira. Contas com vencimento ao longo do feriado poderão ser pagas no primeiro dia útil seguinte, sem acréscimo de multa.

Barcas

O trecho entre a nova Praça Arariboia e a Praça XV opera no feriado com intervalo de 30 minutos. A linha Cocotá e Charitas, a exemplo de outros finais de semana prolongados, não funcionará. O fluxo permanece normal para o deslocamento até Paquetá e Mangaratiba-Ilha Grande. Consulte o site da Barcas-SA para maiores informações e todos os horários.

Correios

Na sexta-feira, a agência do aeroporto internacional do Galeão funciona entre 8h e 15h30. No sábado e domingo, as agências que optarem por esquema de plantão funcionarão das 9h às 13h.

Hospitais

Diversas unidades de saúde funcionarão 24 horas durante o feriado, como o hospital municipal Souza Aguiar, no centro, e o Miguel Couto, na zona sul. As unidades primárias de saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) permanecerão fechadoa. Para consultar a lista completa, que incluiu também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ligue para 1746.  

Metrô

Ao longo de todo o final de semana prolongado, como a concessionária Metrô Rio sempre implanta nos feriados,  o funcionamento das estações será entre 7h e 23h, com a baldeação entre as linhas 1 e 2 sendo realizada na estação Estácio. Na segunda-feira, voltará o esquema de dias úteis, com baldeação acontecendo entre a estação Botafogo e Central e funcionamento entre 5h e meia-noite.

Supervia

Os ramais de Japeri, Saracuruna, Santa Cruz e Belford Roxo operam com intervalos maiores neste final de semana prolongado. Mais informações no site da concessionária Supervia.

Trânsito

A partir das 23h de quinta-feira, ocorrerá o fechamento definitivo da avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a avenida Professor Pereira Reis e rua Silvino Montenegro. Na sexta-feira, às 8h, a rua Sacadura Cabral terá o seu sentido invertido a partir da rua do Propósito até a Praça Mauá. A partir de segunda-feira, será implantada uma faixa reversível na nova Via Binário (das 6h às 11h), sentido centro, na altura da rua da Gamboa até a avenida Rodrigues Alves, na alça de acesso ao Elevado da Perimetral. Este novo acesso será permitido apenas para carros de passeio.

Shoppings

Cada estabelecimento segue sua própria programação. Em geral, no entanto, as lojas abrem entre 15h e 21h, e as praças de alimentação, entre 10h e 23h. Em alguns casos, por exemplo, como o Barra Shopping, na zona oeste, as lojas abrirão na faixa de horário habitual: entre 10h e 22h. O mesmo ocorre com o Shopping Rio Sul, em Botafogo, na zona sul. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade