PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha no Recife neste Carnaval

4 mar 2011 - 07h31
(atualizado às 07h44)
Compartilhar

O Recife Antigo, São José e Santo Antônio terão parte das ruas interditadas durante o Carnaval e a melhor forma de se chegar aos focos de animação é de ônibus. Mas atenção, porque as paradas dos coletivos foram alteradas por causa dos dias de festa. Veja o que mais muda na capital pernambucana no feriado prolongado:

Bancos:
Sábado, domingo, segunda e terça-feira: Agências fecham nestes dias. Contas que vencem nos dias 7 e 8 de março poderão ser pagas no primeiro dia útil, a quarta-feira. Tributos devem ser pagos com antecedência. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) lembra que os correntistas podem agendar os pagamentos das contas pela internet ou pagar as que possuem código de barras nos caixas automáticos.
Quarta-feira: Agências reabrem a partir das 12h.

Correios:
Sábado: Funcionam apenas as agências do aeroporto dos Guararapes, que opera até as 17h, e dos shoppings Recife, Tacaruna e Plaza.
Domingo, segunda e terça-feira: Agências fecham, exceto a do aeroporto dos Guararapes, que opera até as 13h.
Quarta-feira: Quase todas as agências voltam a funcionar a partir das 12h, a exceção é a Central do Recife, que só volta a funcionar na quinta-feira, dia 10, a partir das 9h.

Comércio:
Sábado, domingo, segunda e terça-feira: Supermercados funcionam normalmente. O comércio do centro da cidade fecha as portas.
Quarta-feira: Supermercados funcionam normalmente, e comércio do centro da capital reabre a partir das 12h.

Shoppings:
Sábado: Lojas e praças de alimentação funcionam.
Domingo, segunda e terça-feira: Lojas fecham; praças de alimentação, lazer e cinema funcionam.
Quarta-feira: Lojas reabrem às 12h; praças de alimentação, lazer e cinema funcionam.

Ônibus:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: Durante o Carnaval, 572 linhas de ônibus vão ter itinerários e pontos de paradas modificados no Recife e em Olinda. Os usuários do sistema que forem até os focos de folia devem se informar com antecedência (telefone 0800-081-0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br). O consórcio que administra o sistema colocará um reforço para 158 linhas. São 1.789 ônibus na Região Metropolitana do Recife. Também foram criadas linhas especiais, que sairão de diferentes pontos da cidade para levar o folião até os polos.

Expresso:
Sábado: Os shoppings Recife, Tacaruna e Plaza vão ser pontos de partida do Expresso da Folia, que é o esquema de ônibus especial para levar os foliões para os focos do Carnaval do Recife, de maneira expressa. Os interessados deixam o carro no estacionamento do shopping e utilizam o ônibus para ir e para voltar para o centro da cidade. No sábado, as viagens do expresso começam às 18h e seguem até as 5h do domingo.
Domingo, segunda e terça-feira: A operação será às 14h e vai até as 5h do dia seguinte. A tarifa de ida e volta custa R$ 2,50. Quem estacionar vai pagar a estada básica ao shopping (não será cobrado pernoite).

Metrô:
Sábado: O metrô fará uma operação especial para o sábado, dia do Galo da Madrugada. O intervalo entre os trens da linha Centro será reduzido para 4 minutos no trecho Recife-Coqueiral. No trecho Coqueiral-Camaragibe e Coqueiral-Jaboatão, o intervalo entre os trens será de 8 minutos. A linha Sul atenderá os foliões a cada 12 minutos.
Domingo, segunda, terça e quarta-feira: As linhas funcionarão normalmente (das 5h às 23h). Na Quarta-feira de Cinzas, poderá haver reforço na linha que leva os passageiros de metrô para a rodoviária.

Parques:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: Os parques do Recife vão funcionar normalmente durante o período de Carnaval. Apenas as atividades nas academias da cidade serão interrompidas e voltam a partir da quinta-feira, dia 10.

Saúde:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: Haverá reforço nos plantões de 19 hospitais da rede pública do Estado, das 7h de sábado até as 19h da quarta-feira. Os hospitais que receberam reforço são próximos aos locais com focos de Carnaval, como o Hemope, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Restauração, Agamenon Magalhães, e Getúlio Vargas. Os ambulatórios do serviço municipal só voltam a atender na quinta-feira, dia 10. Os serviços de emergência vão funcionar normalmente e, no sábado, quatro postos avançados serão montados no trajeto do Galo da Madrugada. Nos quatro dias de Carnaval, um posto também atenderá próximo ao Marco Zero.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade