PUBLICIDADE

23 dez 2009 - 13h57
(atualizado às 18h09)
Compartilhar

Em São Paulo (SP), delegacias funcionarão em esquema de plantão durante o Natal e os prontos-socorros funcionarão normalmente. Os ônibus terão frotas reduzidas e os metrôs funcionam com algumas alterações. Veja o que abre e o que fecha em São Paulo durante o Natal.

Bancos - As agências bancárias abrirão em horário diferenciado nesta quinta-feira, 24 de dezembro. Na capital e regiões metropolitanas os bancos funcionam das 9h às 11h, e nas cidades do interior, das 8h às 10h. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento no dia 25 de dezembro, poderão ser pagos dia 28, sem incidência de multa.

Delegacias - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, as delegacias funcionarão em regime de plantão nos dias 24 e 25 de dezembro, com atendimento normal à população durante 24 horas.

Correios - Nos dias 24 e 25 de dezembro, o atendimento por telefone funcionará normalmente das 8h às 22h (0800 725 0100). As agências funcionam até as 12h no dia 24 de dezembro e no sábado, e não abrem na sexta-feira de Natal. Apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará todo o final de semana, a partir das 7h30.

Água - A central de atendimento da Sabesp (número 195) funcionará 24 horas durante todos os dias, incluindo o Natal, atendendo aos casos emergenciais. O Disk-Sabesp (08000119911) terá horários diferenciados em dezembro: dia 24, das 10h às 16h; dia 25 não funciona; dia 26, das 8h às17h; dias 27, 28, 29, 30 e 31, das 10h às 17h. As agências comerciais funcionam dia 24 das 9h às 12h, e nos dias 25, 26, 27 não têm expediente.

Ônibus - De acordo com a SPTrans, no dia 24 de dezembro a frota funcionará com todos os ônibus, normalmente. No dia 25, a SPTrans funcionará com frota reduzida em 50%, e no dia 26, será a frota normal de sábado (70%).

Metrô - No dia 24 de dezembro, o Metrô de São Paulo programou um esquema especial de operação. Na linha 1 (azul) circularão 37 trens no pico da manhã e 33 trens à tarde. Na Linha 2 (verde), circularão 8 trens o dia todo. Na Linha 3 (vermelha), circularão 40 trens no pico da manhã e 35 trens à tarde. Na Linha 5 (lilás), circularão 4 trens o dia todo. Na sexta-feira de Natal a frota que estará em circulação será semelhante à de um domingo. No final de semana, as frotas em operação serão semelhantes às utilizadas nos finais de semana.

Comércio - O funcionamento de lojas de rua e shoppings nos dias 24 e 25 de dezembro será facultativo. A maioria delas ficará fechada nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Aeroportos - O aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, operará normalmente na sexta-feira de Natal, e Congonhas, na cidade de São Paulo, funcionará das 6h às 23h.

AES Eletropaulo - Funcionamento 24 horas nos dias 24 e 25 de dezembro para Informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição (0800 72 72 196). Também funcionará normalmente a central de atendimento preferencial portadores de deficiência auditiva ou de fala (0800 77 28 626).

Feiras e Sacolões - Sacolões e feiras livres e o Mercado Municipal não irão funcionar no dia 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31, os estabelecimentos atenderão nos horários e locais habituais.

Assistência social - Abrigos, central de atendimento permanente e de emergência, centros de referência da criança e do adolescente e os centros de acolhida (antigos albergues) funcionam normalmente, segundo a prefeitura de São Paulo.

Trens - A Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) não terá esquema especial neste Natal. Nos dias 24 e 25 de dezembro, as estações funcionarão normalmente da meia-noite às 4h.

Educação e Cultura - Todos os estabelecimentos ligados à Secretaria Municipal da Cultura estarão fechados no Natal. As creches municipais não funcionarão nem haverá atividades nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Esportes - Não haverá atividades nos clubes municipais da cidade de São Paulo.

Hospitais e Postos de Saúde - Nos dias 24 e 25 de dezembro, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente, de acordo com a prefeitura. As AMAs funcionarão normalmente das 7h às 19h, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs Especialidades permanecerão fechadas nestes dois dias, voltando a funcionar na segunda-feira, 28 de dezembro.

Subprefeituras - As unidades de atendimento das subprefeituras de São Paulo não funcionarão entre os dias 24 e 27 de dezembro. Os centros de apoio ao trabalho também permanecerão fechados nestes dias.

Parques Municipais - Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Parque do Ibirapuera abrirá às 5h e fechará os portões às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, o Ibirapuera fechará às 20h. Apenas o portão 10 permanecerá aberto das 5h à meia-noite nestes quatro dias. Todos os demais parques de São Paulo abrirão nos dias 24 e 25 de dezembro.