publicidade
12 de novembro de 2010 • 07h35 • atualizado às 07h57

Veja o que abre e fecha no feriado em São Paulo

 

Na segunda-feira, dia 15 de Novembro, se comemora a Proclamação da República. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo prevê o funcionamento da maioria das lojas, principalmente as localizadas nas ruas 25 de Março, José Paulino e João Cachoeira. Porém, o funcionamento é facultativo e pode ocorrer em horário reduzido. Veja o que abre e o que fecha na capital paulista:

» Veja o que abre e fecha no feriado em Curitiba
» Veja o que abre e fecha no feriado em Salvador
» Veja o que abre e fecha no feriado no Rio de Janeiro
» Veja o que abre e fecha no feriado em Porto Alegre
» Veja o que abre e fecha no feriado em Brasília
» Veja o que abre e fecha no feriado em Manaus

Bancos:
Segunda-feira: as agências não abrem.

Correios:
Sábado: Funcionam apenas agências que costumam abrir aos sábados.
Domingo e segunda: a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos tem expediente normal, das 7h30 às 22h30. Demais agências não funcionam.

Parques:
Sábado e Domingo: funcionam normalmente todos os parques administrados pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.


Segunda-feira:

todos os parques da cidade de São Paulo abrem normalmente neste feriado. A exceção é o Parque da Luz, que habitualmente não abre às segundas-feiras. O Parque Ibirapuera, o mais frequentado da capital paulista, funciona normalmente, das 5h às 24h.

Shoppings:
Sábado: shoppings funcionam normalmente.
Domingo e segunda: a abertura das lojas é facultativa. Os shoppings Center Norte e Aricanduva funcionam das 10 às 22h. Os shoppings Morumbi e Eldorado abrem às 14h e fecham às 20h.

Comércio:
Sábado: Funcionamento em horário normal.
Domingo e segunda: O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo prevê o funcionamento da maioria das lojas, principalmente as localizadas nas ruas 25 de Março, José Paulino e João Cachoeira. Porém, o funcionamento é facultativo e pode ocorrer em horário reduzido.

Procon:
Sábado: o atendimento nos Poupatempos acontece em horário normal, das 7 às 13h. O atendimento eletrônico ou pelo telefone 151 não funciona.
Domingo e segunda: não há atendimento.

Saúde:
Sábado: hospitais, prontos-socorros, serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e AMA 24 horas, AMA Especialidades e Ambulatórios de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente.
Domingo: Hospitais e prontos-socorros atendem emergência. Apenas as AMAs 24h funcionam. As Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente.
Segunda: hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) têm funcionamento normal. As Unidades Básicas de Saúde, AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham.

Assistência social:
Sábado, domingo e segunda: coordenaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência de Cidadania do Idoso (Creci), Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Crianças e Adolescentes não funcionam. O Centro de Referência de Cidadania do Idoso (Creci) e o Centro de Acolhida funcionam normalmente. Os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente.

Educação:
Sábado: escolas municipais fecham. Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) oferecem atividades culturais e esportivas, entre 8h e 20h.
Domingo: escolas municipais e Centros Educacionais Unificados (CEUs) fecham.
Segunda: os Centros Educacionais Unificados (CEUs) oferecem atividades culturais e esportivas. As escolas têm autonomia para abrir ou prolongar o feriado.

Bibliotecas:
Sábado: apresentação de música e cultura africana, às 16h na biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Exposição de edificações projetadas por Prestes Maia, das 9h às 16h na biblioteca pública Prestes Maia. Oficina de quadrinhos às 9h30 na biblioteca pública Belmonte.
Domingo e segunda: não há programação prevista.

Abastecimento:
Sábado: funcionamento normal dos supermercados.

Domingo e segunda: o funcionamento é facultativo. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados, a maioria dos estabelecimentos deve abrir.

Saneamento:
Sábado: a Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita) funciona 24 horas no atendimento de casos emergenciais na cidade de São Paulo. Para os demais municípios, o atendimento é feito pelo 0800 055 0195. O Disque Sabesp - 0800 11 99 11 - atende das 9h às 17h. O Disque Poupatempo - 0800 772 36 33 - abre às 6h30 e fecha às 15h. O atendimento Online opera das 8h às 17h. A Sabesp Soluções Ambientais, agências comerciais e ouvidoria não funcionam.
Domingo e segunda: a Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita) funciona 24 horas no atendimento de casos emergenciais na cidade de São Paulo. Para os demais municípios, o atendimento emergencial é feito pelo 0800 055 0195. O Disque Sabesp atende das 10h às 16h. O Disque Poupatempo, Sabesp Soluções Ambientais, Atendimento Online, ouvidoria e agências comerciais não funcionam.

Cultura:
Sábado: show da Paula Lima no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso às 19h30. O evento é gratuito. Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual. O cantor Oswaldo Montenegro se apresenta às 16h na praça Dom José Gaspar.
Domingo: Palestra de RPG para jogadores e mestres de Role Playing, na sala Lima Barreto do Centro Cultural às 11h. O evento é grátis.
Segunda: não há evento programado.

Esportes:
Sábado, domingo e segunda: não há evento previsto.

Subprefeituras:
Sábado, domingo e segunda: não funcionam.

Trabalho:
Sábado: as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do Programa São Paulo Confia funcionam normalmente, das 7h às 13h.
Domingo: serviços do CAT e do banco de microcrédito fecham para o atendimento ao público.
Segunda-feira: todas as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do Programa São Paulo Confia não funcionam devido ao feriado. Os serviços serão retomados na terça-feira.

Ônibus:
Sábado: Ônibus operam com 70% da frota. Ônibus intermunicipais têm funcionamento normal.
Domingo e segunda: Ônibus operam com 50% da frota e maiores intervalos. Linhas intermunicipais operam com redução de oferta de viagens semelhante à programada nos dias de domingo.

Trens:
Sábado e domingo: a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promove obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas. O trem que faz o trajeto Luz-Francisco Morato, Júlio Prestes-Itapevi e Luz-Rio Grande da Serra operam com maiores intervalos. A linha Coral/Expresso Leste também opera com intervalos mais longos. Os trens do Expresso Leste circulam somente até a Estação Tatuapé. Para prosseguir viagem, o passageiro tem a opção de fazer a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha, do Metrô, na Estação Tatuapé, ou fazer transferência para a Linha 12-Safira para seguir até a Estação Brás.
Segunda: A circulação no feriado será igual a de um domingo típico.

Metrô:
Sábado e domingo: o funcionamento será como acontece em um fim de semana típico.
Segunda: a oferta de trens em operação será igual à programada nos dias de domingo.

Trânsito:
Sábado, domingo e segunda: a Companhia Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear o tráfego de veículos na rua 25 de Março, a partir deste sábado, até 24 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, no trecho entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira Porto Geral. Não haverá rodízio.

Redação Terra