PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriado de Páscoa em São Paulo

28 mar 2013 - 12h08
(atualizado em 29/3/2013 às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Por conta do feriado da Páscoa, serviços e comércio funcionarão em horários diferenciados na capital paulista. Confira o que abre e o que fecha nesta Sexta-feira Santa e também no final de semana.

Saiba o que abre e fecha no feriadão de Páscoa no Recife

Veja o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em Belo Horizonte

Confira o que abre e fecha em Salvador durante a Páscoa

Veja o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Confira o que abre e fecha no feriadão de Páscoa no Rio de Janeiro

Veja o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em Curitiba

Saiba o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em Porto Alegre

Veja o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em Brasília

Abastecimento – Os mercados municipais funcionarão normalmente na sexta-feira e no sábado. No domingo, funcionarão os mercados de Guaianases, de 8h30 às 13h; Ipiranga, de 8h30 às 13h; Penha, de 8h às 13 h; Sapopemba, de 8h às 13h; Tucuruvi, de 8h às 13h; Vila Formosa, de 8h às 13h; Teotônio Vilela, de 8h às 13h; Central Leste, de 8h às 13h e Pirituba, de 7h às 14h. As feiras livres atenderão nos locais e horários habituais, nos três dias. 

Água – A central de atendimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) funcionará 24 horas pelo número 195 (ligação gratuita), durante todo o feriado, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. Já o Disque Sabesp (08000-011-9911) funcionará apenas no sábado, de 7h às 13h.

Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) – O funcionamento dos Procons municipais ficará a critério das prefeituras de cada cidade. Os postos de atendimento pessoal no Poupatempo Sé, santo Amaro e Itaquera não funcionarão de sexta-feira a domingo, nem o atendimento pelo número 151. 

Poupatempo – Por conta do feriado, o Poupatempo não abrirá na sexta-feira, nem no final de semana. O atendimento volta na segunda-feira. 

Correios – As agências dos Correios ficarão fechadas na sexta-feira, quando haverá plantão apenas na agência do aeroporto Internacional de Guarulhos, de 9h às 17. A agência funcionará nesse mesmo horário no domingo, enquanto as demais agências também ficam fechadas. No sábado, o expediente será normal nas agências que abrem nesse dia, exceto as localizadas no Poupatempo, que não funcionarão. 

Bancos – Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) não haverá atendimento bancário na próxima sexta-feira em todo Brasil, por conta do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços poderão ser feitos por canais alternativos, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes - casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. 

Assistência Social – Os serviços de emergência e acolhida serão oferecidos 24 horas, sem interrupção. Abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e Centros de Acolhida (antigos albergues). 

Não vão funcionar: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Cultura – Abrirão todos os dias o Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, o Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, teatro Alfredo Mesquita, teatro João Caetano, teatro Alfredo Mesquita, teatro João Caetano, teatro Zanoni Ferrite, teatro Cacilda Becker, teatro Décio de Almeida Prado, Pavilhão das Culturas Brasileiras e Monumento à Independência (Capela Imperial). No Centro Cultural São Paulo, apenas as bibliotecas fecham.

Abrirão apenas no sábado, dia 30, as Bibliotecas de Bairro, as bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedp, Cora Coralina, José de Anchieta, Raui Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal, Mário de Andrade, os Bosques de Leitura, os Ônibus Biblioteca e o Ponto de Leitura Piqueri. 

Ficarão fechados todos os dias, o Arquivo Histórico Nacional, a Casa do Sertanista, a Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística e a Escola Municipal de Música, além das Praça das Artes, e os teatros Flávio Império, Martins Penna, Paulo Eiró, que estão em reforma. O Teatro Municipal funcionará na sexta-feira e no sábado, para visitas monitoradas. 

Educação – Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) vão abrir nos horários habituais - de 7h às 23h de segunda a sexta, e de 8h às 20 de fins de semana e feriados - para atividades culturais, de esporte e lazer.

Esportes – Os Clubes Escola abrirão para a população para  atividades de lazer e esporte em seus horários habituais, no sábado e domingo, mas não funcionarão na sexta-feira.

Saúde – Os hospitais e prontos-socorros funcionarão ininterruptamente em todos os dias. As 100 AMAS tradicionais abrem de segunda a sábado, inclusive no feriado, das 7 às 19h. As 19 AMAS Especialidades fecham no dia 29 e abrem normalmente no sábado, das 7 às 19h. As 20 AMAS que funcionam 24 horas, atendem todos os dias, sem interrupções. 

Subprefeituras – Não haverá expediente nas subprefeituras, que voltarão a atender a população na segunda-feira.

Trabalho – As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e o Banco São Paulo Confia fecharão no feriado e reabrirão somente na segunda-feira.

Ônibus – O transporte coletivo circulará com 50% de sua frota de ônibus, nos três dias. A SPTrans acionará a linha Jockey Club - metrô Anhangabaú para fazer o transporte do público do Lollapalooza, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março. A linha terá seu ponto inicial na Av. Lineu de Paula Machado, 1.206, próximo à Praça João Ademar de Almeida Prado e contará com 30 ônibus, 15 deles articulados.

Outras 37 linhas que operam nas avenidas Prof. Francisco Morato e Dr. Vital Brasil serão monitoradas no período entre 23h e 0h30 e operarão com intervalo reduzido. 

CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – A CPTM irá aproveitar o feriado para realizar obras nas linhas 7-Rubi (Jundiaí – Luz), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana), que serão interditadas parcialmente. 

Na Linha 7-Rubi as obras serão realizadas durante todo o domingo, entre as estações Luz e Perus. Os ônibus farão o trajeto de Palmeiras-Barra Funda a Pirituba e Perus. A ligação entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a região central de São Paulo, será feito pela Linha 8-Diamante ou pela Linha 3-Vermelha, do Metrô. Entre Perus e Jundiaí, a circulação ocorrerá com maior intervalo.

Na Linha 9-Esmeralda, os trens não vão circular entre as estações Pinheiros e Morumbi durante a sexta-feira e o domingo, por conta de intervenções na rede aérea de alimentação elétrica dos trens.

Já na Linha 12-Safira, a circulação de trens será interrompida entre as estações Engenheiro Goulart e Brás durante toda a sexta-feira. Os ônibus vão percorrer o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. Para seguir viagem entre Tatuapé e Brás, será necessário utilizar os trens da Linha 11-Coral. 

As linhas 11-Coral e 8-Diamante também funcionarão com maior intervalo. 

Metrô – O Metrô aumentará o número de viagens na Linha 1-Azul, para agilizar a viagem de quem for deixar a cidade através dos terminais rodoviários do Tietê e Jabaquara. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações. 

Na sexta-feira, a frota de trens em operação em todas as linhas será equivalente à que circulará também no final de semana. Na sexta-feira e no domingo a Linha 4-Amarela terá horário estendido até 0h15, para atender o público do festival Loolapalooza, realizado no Jockey Club de São Paulo. 

Parques – Os parques municipais abrirão nos horários habituais em todos os dias do feriado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade