PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha no feriado de Finados em Belo Horizonte

1 nov 2012 - 18h35
Compartilhar

Em função do feriado de Finados, no dia 2 de novembro, os Correios e o comércio não funcionam em Belo Horizonte nesta sexta-feira. Confira o que abre e fecha e como você pode consultar os serviços durante o feriado:

Correios

As agências dos Correios terão atendimento normal apenas no sábado. Na sexta-feira e no domingo, elas não funcionarão.

Comércio

As lojas da capital mineira não irão abrir neste dia de Finados, sexta-feira. Os lojistas voltam ao trabalho normalmente no fim de semana.

Shoppings

Nesta sexta-feira, apenas as praças de alimentação funcionam normalmente nos shoppings. As lojas permanecem fechadas. Durante o fim de semana, o funcionamento volta ao normal e todos irão trabalhar no horário habitual.

Bancos

As agências bancárias, que não abrem de fim de semana, também ficarão fechadas durante o feriado de Finados. As contas com vencimento no dia 2 poderão ser pagas na segunda-feira, dia 5, sem a cobrança de juros ou multa.

Defesa Civil

O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive com plantão aos domingos e feriados. O telefone é o 199.

Limpeza urbana

Na sexta-feira, a limpeza urbana funcionará somente a coleta domiciliar. No sábado e no domingo, terá varrição nas áreas centrais e coleta domiciliar normalmente.

Museus e centros de cultura

Apenas o Museu Histórico Abílio Barreto, situado no nº 202 da avenida Prudente de Morais, funcionará todos os dias das 10h às 17h.

Lazer

O Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco abrem nos três dias, das 8h30 às 16h. O Parque Ecológico da Pampulha também ficará aberto no feriado prolongado, mas das 8h30 às 17h.

Parques e Mirante

Todos os parques municipais estarão abertos das 8h às 18h, exceto o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que ficará aberto ao público das 6h às 18h. O Mirante do bairro Mangabeiras estará aberto ao público das 10h às 22h.

Agência BH Resolve

A agência não funcionará para o atendimento ao público durante o fim de semana prolongado.

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os hospitais Municipal Odilon Behrens e João XXIII, a Central de Internações, o Samu e o Serviço de Urgência Psiquiátrica funcionam normalmente durante 24h para urgência e emergência. Os centros de saúde mental (Cersams) funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno. Os postos de Saúde reabrem na segunda feira, dia 5.

Ônibus

As linhas circularão com o quadro de horários de domingos e feriados afixados nos pontos finais e coletivos durante a sexta-feira e o domingo. No sábado, a circulação será com o quadro de horários usual para este dia.

Metrô

Na sexta-feira e no domingo, o Metrô funcionará das 5h45 às 23h, com intervalos de 16 minutos entre um trem e outro. Exceto para as estações 1º de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho, que o intervalo será de 25 minutos, todos os dias. No sábado, os intervalos serão de 13 minutos até às 13h e de 16 minutos após às 13h.

Postos de informação turística

Todos os postos de informação turística abrirão às 8h nos três dias. Os dos aeroportos da Pampulha e de Confins e da rodoviária funcionarão até às 18h, o do Centro de Referência Turística até às 17h, o do Mercado das Flores até às 15h e o do Mercado Central até às 13h.

Abastecimento

Na sexta-feira, o Mercado do Cruzeiro e a Feira Coberta do Padre Eustáquio funcionam das 8h às 14h, a Central de Abastecimento Municipal ficará das 7h às 14h, e o Sacolões ABC das 8h às 13h. As feiras livres e o Direto da Roça funcionam das 7h às 13h em regime facultativo.

Feira modelo, Feira de Orgânicos, Banco de Alimentos, Armazém da Roça, Mercado da Lagoinha, Restaurantes Populares I, II, III e IV, e Refeitório Popular da Câmara Municipal não funcionam no feriado. Sábado e domingo, as feiras e mercados que abrem nestes dias funcionarão normalmente.

Cemitério

Para receber os visitantes na sexta, dia 2, a prefeitura providenciou banheiros químicos, palcos para a realização de missas e cultos ecumênicos nos quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte - Bonfim, Consolação, Paz e Saudade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade