PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em São Paulo

29 mai 2013 - 17h04
(atualizado às 20h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira, comércio e serviços funcionarão em horários diferenciados em São Paulo. O rodízio de veículos está suspenso na quinta e na sexta-feira, e os ônibus circulam em horário de domingos e feriados. Na Catedral da Sé, haverá a celebração de missa às 9h. Confira o que abre e o que fecha em São Paulo neste feriado:

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Brasília

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Curitiba

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Porto Alegre

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Florianópolis

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi no Rio de Janeiro

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi no Recife

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Salvador

Abastecimento

Os mercados municipais abrirão nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Paulistano (Central), das 6h às 18h; Central Leste, das 7h às 13h; Formosa, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; e Santo Amaro, das 8h às 14h. Não abrirão os mercados da Lapa, Pinheiros e São Miguel. Na sexta-feira e no fim de semana todos funcionarão nos horários habituais.

Já os sacolões atenderão nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, Butantã, City Jaraguá, Jaraguá e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão, das 7h às 15h; Cohab Adventista, das 7h às 17h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; e Santo Amaro, das 8h às 16h. São Miguel não funcionará. Na sexta-feira e no final de semana, todos funcionarão nos horários habituais.

As feiras livres funcionarão todos os dias nos locais e horários habituais.

Água e esgoto

A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas, durante todo o feriado, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. Já as agências comerciais não abrem nesta quinta-feira, assim como os guichês nos postos do Poupatempo.

Os serviços de atendimento do Disque Sabesp (0800-772-3633), Disque Poupatempo (0800-772-3633), Ouvidoria Sabesp (0800-055-0565),  Sabesp Soluções Ambientais (0800-771-2482) e atendimento online não funcionam durante o feriado.

Assistência Social

Vão funcionar os serviços de emergência e acolhida que atendem durante 24 horas, ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e Centros de Atendimento Permanente e de Emergência - 156. Não abrirão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário na quinta-feira. As contas com vencimento marcado para o dia 30, como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagos no próximo dia útil, sexta-feira, sem incidência de multa. Os caixas eletrônicos e canais como o internet banking funcionarão normalmente.

Correios

As agências dos correios não abrem na quinta-feira. Apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos abre as portas em regime de plantão, entre 9h e 17h. Nos demais dias, o expediente é normal.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento dos Correios, pelo telefone 3003-0100 (capital e região metropolitana) e 0800-725 7282 (demais localidades), que funciona das 8h às 18h em sábados, domingos e feriados, e das 8h às 20h de segunda a sexta-feira.

Cultura

Na quinta-feira, abrem normalmente, das 9h às 17h: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Monumento à Independência (Capela Imperial) e Pavilhão. As bibliotecas fecham nesta quinta, mas estarão abertas na sexta-feira e no sábado. No domingo, estarão fechadas.  

Todos os teatros fecham no feriado e abrem de sexta a domingo, com a exceção do Artur Azevedo, Flávio Império e Paulo Eiró, que estão em reforma. O Teatro Municipal funcionará nos dias 30, 31 e 1º para atendimento da Ação Educativa. No sábado, às 20h, e no domingo, às 11h, haverá Concerto da OSM.

No sábado e no domingo, funcionarão as bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal, Bosques de Leitura e o Ponto de Leitura Piqueri. Os ônibus bibliotecas funcionarão normalmente. O Arquivo Municipal abrirá apenas no dia 1º, das 9h às 17h.

O Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Penha funcionarão todos os dias. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá das 10h às 18h. A Galeria Olido abrirá das 13h às 20h no domingo; nos demais dias, o funcionamento vai até as 21h.

Educação

Os Centros Educacionais Unificados (Ceus) abrirão apenas para atividades culturais e de lazer. As aulas serão reiniciadas na segunda-feira.

Esporte

Os Clubes da Cidade abrirão em regime de plantão e apenas para atividades de esporte e lazer nos horários habituais. O funcionamento voltará ao normal na segunda-feira.

Igreja

A Procissão Arquidiocesana de Corpus Christi será celebrada às 9h na Catedral da Sé, no centro de São Paulo.

Ônibus

A São Paulo Transportes (SPTrans) informa que apenas 50% da frota de ônibus deverá circular no feriado, em sistema semelhante ao empregado nos domingos.

Metrô

Por conta do feriado, o Metrô terá esquema especial de operação a partir desta quarta-feira. Oito viagens adicionais no período da noite serão oferecidas na Linha 1-Azul, para quem optar por deixar a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara, na saída para o feriado.

Na quinta-feira, a oferta de viagens em todas as linhas será igual à oferecida em um domingo. Na sexta-feira e no sábado, não haverá alteração na frota em relação aos trens que normalmente circulam nesses dias.

Por conta da Parada Gay, no domingo, a programação de viagens será reforçada. Na Linha 1-Azul, 68 viagens serão oferecidas a mais para os usuários. A Linha 2-Verde terá um acréscimo de 134 viagens, e a Linha 3-Vermelha 84 a mais do que em um domingo habitual. 

Na segunda-feira após o feriado prolongado, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornam à cidade. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, às 4h40. 

CPTM

No feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aproveitará a redução de usuários no sistema para intensificar as obras de modernização em suas linhas. Para isso, haverá interdições em trechos das linhas 7-Rubi, 9-Esmerada, 11-Coral e 12-Safira. 

Linha 7-Rubi - Na quinta-feira, das 4h à meia-noite, o trecho entre as estações Pirituba e Franco da Rocha ficará interditado. Para o deslocamento dos usuários serão disponibilizados ônibus gratuitos para percorrer o trajeto interrompido. No domingo, das 4h à meia-noite, haverá substituição de equipamentos de via, entre as estações Perus e Caieiras, mas sem interrupção da circulação de trens. 

Linha 8-Diamante - Na quinta-feira e no domingo, das 4h até às 20h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de rede aérea entre as estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração. 

Linha 9-Esmeralda - Na quarta-feira, a partir das 23h, haverá intervenções no sistema de energia de alimentação elétrica dos trens, entre as estações Granja Julieta e Morumbi. Durante toda a operação comercial de quinta-feira e de domingo, o trecho entre as estações Berrini e Santo Amaro ficará interditado. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus do Paese. 

Linha 11-Coral - Na quinta-feira, das 4h à meia-noite, haverá obras no sistema de rede aérea do Expresso Leste entre Brás e Tatuapé. No sábado, das 18h até o fim da operação comercial, os serviços prosseguirão entre as estações Corinthians-Itaquera e Dom Bosco. 

Também na quinta-feira, das 4h a meia-noite, o trecho entre Calmon Viana e Estudantes ficará interditado. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus do Paese. Na sexta-feira, a partir das 23h, equipes atuarão na substituição de equipamentos de via nas proximidades da estação Suzano. No sábado e no domingo, os serviços prosseguirão durante todo o dia. 

Linha 12-Safira -Na quarta-feira, a partir das 23h, até o final do dia na quinta-feira haverá manutenção na estação Aracaré. No domingo, o trecho entre Brás e Itaim Paulista ficará interditado. Os usuários serão atendidos pelos ônibus do Paese, que percorrerão o trecho entre Tatuapé e Itaim Paulista. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações. Para prosseguir viagem até o Brás os usuários deverão utilizar o Expresso Leste, embarcando na estação Tatuapé.

Saúde

Nos dias 30 e 31 de maio e 1º e 3 de junho, os hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As 120 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) abrem de segunda à sábado, inclusive nos dias do feriado, das 7h às 19h. As 19 AMAs Especialidades fecham na quinta e na sexta-feira e reabrem no sábado (1º de junho) e na segunda (3), das 7h às 19h. As 20 AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios de Especialidades (AE) fecham de quinta a sábado e reabrem na segunda-feira.

Subprefeituras e CATs

As Praças de Atendimento das subprefeituras não funcionarão e voltam à atividade normal na segunda-feira (3). As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT)  e do Banco São Paulo Confia também fecham no feriadão, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) será suspensa para os veículos de passeio e caminhões na quinta e na sexta-feira. Já as regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) ficam suspensas apenas durante o feriado, voltando a valer na sexta-feira. As ciclofaixas de lazer serão ativadas na quinta-feira e no domingo.

Verde e Meio Ambiente

Os Parques Municipais abrirão todos os dias nos horários habituais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade