PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriado de Carnaval em Pernambuco

8 fev 2013 - 08h05
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir de sexta-feira, é Carnaval no Recife e em Olinda. As duas cidades são conhecidas por terem diferentes atrações e manifestações culturais espontâneas nos dias da festa. Para o grupo que não gosta de brincar nos dias de Momo, os cinemas mantêm a programação e os dias são conhecidos pela baixa frequência. A maioria dos shoppings vai fechar as lojas, mas as operações de lazer e alimentação funcionarão. 

Bancos

As agências fecham na sexta-feira e só voltam a abrir a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas. Os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

Expresso cidadão

As agências que concentram serviços do governo do Estado fecham na segunda e terça-feiras e voltam a abrir na quarta-feira. Nos bairros do Cordeiro, Boa Vista e Afogados, no Recife, e em Olinda, das 14h às 19h30. No Shopping Riomar, das 15h às 21h.

Correios

Praticamente todas agências dos Correios fecham do sábado até quarta-feira. Apenas as agências do Aeroporto dos Guararapes e do Shopping Recife abrirão a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas.

Saúde

Todas as unidades de emergência 24h, da prefeitura do Recife e do governo do Estado, vão funcionar normalmente. Para urgências e emergências em ortopedia, clínica médica e pediatria deve-se procurar as UPAs, que vão funcionar normalmente.

Supermercados

As lojas abrem, no horário normal durante todos os dias de Carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas.

Shopping centers

Quase todos os centros de compras abrem no sábado, a exceção do Shopping Boa Vista. O Shopping Recife abre no sábado das 10h às 19h, Tacaruna e Guararapes, das 9h às 19h, Plaza, das 10h às 18h e o Riomar, das 9h às 20h.

No domingo, o Plaza abre das 12h às 20h e o Tacaruna abre apenas lojas-âncoras. As demais operações vão fechar. Os outros shopping mantêm as lojas fechadas e as operações de lazer funcionam em horário próprio.

Na segunda e terça-feiras, o Plaza funciona das 12h às 20h. Os outros shoppings mantêm as lojas fechadas e as operações de lazer funcionam em horário próprio.

Todos os shoppings abrem na quarta-feira, a partir das 12h. O Boa Vista fecha às 21h e os outros, às 22h.

Comércio no centro e nos bairros

As lojas comerciais fecham na sexta-feira e só voltam a abrir as portas na Quarta-Feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

Mercados públicos e feiras livres

As feiras livres e o Mercado da Boa Vista funcionarão todos os dias das 6h às 18h. Os outros mercados funcionam das 6h às 18h no sábado, segunda, terça e quarta-feiras. No domingo, o horário é das 6h às 13h.

Parque de Dois Irmãos

O maior parque do Recife e o zoológico de Dois Irmãos não vai funcionar até a quarta-feira. 

Metrô e trens urbanos

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU) montou uma operação própria para o sábado, dia do desfile do Galo da Madrugada. A empresa vai aumentar o número de trens disponíveis e reduzir o horário entre as viagens. A linha Centro terá 17 composições e vai operar em um intervalo de três minutos e trinta segundo entre cada viagem. A linha Sul terá seis composições e trabalhará com um intervalo de 8 minutos a cada partida. A linha Diesel terá três VLT, sem mudanças no intervalo entre as viagens: 41 minutos. A partir do domingo e até a terça-feira, o esquema montado será o de baixo movimento. A CBTU reforça o alerta de que não é permitido carregar recipientes (cerveja ou refrigerante) dentro dos vagões.

Táxis

Como forma de reduzir a falta de táxi, as praças de Recife e Olinda estão abertas para carros de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Paulista. O motorista que recusar corrida ou quiser impor sobrepreço pode ser denunciado pelo telefone (81) 3421-9595. 

Ônibus

O consórcio que faz a gestão das linhas de ônibus na região metropolitana do Recife reforçou as linhas noturnas, mudou itinerários e criou novas linhas especiais para levar os passageiros até os focos de carnaval. A interdição da ponte Duarte Coelho alterou o itinerário de 141 linhas. No dia do desfile do Galo, mais 150 linhas terão itinerários alterados. O Carnaval de Olinda contará com 25 mudanças de itinerário, que começam na sexta-feira. Mais 39 linhas reforçarão as viagens noturnas, com intervalos de até 30 minutos. 

Os foliões poderão deixar o carro em segurança em estacionamento pagos e contarão com uma linha especial de ônibus, que levam diretamente para os focos de folia e possuem corredor especial, não sofrendo com os engarrafamentos. Esses esquemas vão funcionar nos shoppings Recife, Tacaruna e no Estacionamento Legal, no Memorial Arcoverde (a tarifa, com estacionamento, custa R$ 12). Os shoppings Boa Vista, Plaza, Recife e Tacaruna também vão contar com ônibus expressos para os focos de animação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade