PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio em São Paulo

30 abr 2013 - 16h20
(atualizado às 21h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o feriado pelo Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira, comércio e serviços em São Paulo funcionarão em horários diferenciados. Parques municipais e alguns equipamentos de cultura funcionarão em seus horários habituais. Os teatros e bibliotecas não abrirão e os mercados e sacolões municipais seguirão um esquema especial de atendimento. Na área de assistência social, os atendimentos de emergência e acolhida serão fornecidos 24 horas.

Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro no feriado de 1º de Maio

Confira o que abre e o que fecha no DF no feriado do Dia do Trabalho

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio no Recife

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio em Porto Alegre

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio em Curitiba

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio em Fortaleza

Veja o que abre e fecha no feriado de 1º de Maio em Salvador

Confira o que abre e o que fecha em São Paulo neste feriado:

Abastecimento 

Os mercados municipais atenderão nos seguintes horários: Central Leste e Vila Formosa, das 7 às 13h; Pirituba, das 7 às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8 às 13h; e Guaianases, das 8h30 às 13h. Não abrirão os mercados Paulistano (Central),Kinjo Yamato, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel. 

Os sacolões funcionarão nos seguintes horários: Jaguará, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, Butantã, City Jaraguá e João Moura, das 7 às 13h; Bela Vista e Rio Pequeno, das 7 às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7 às 14h30; Estrada do Sabão NE Freguesia do Ó, das 7 às 15h; Cohab Adventista, das 7 às 17h: Lapa, das 8 às 13h e Cidade Tiradentes, das 8 às 15h.

No feriado, as feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Água e esgoto

A Central de Atendimento da Sabesp ( telefone 195) funciona 24 horas, durante todo o feriado, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo.  Já as agências comerciais não abrem nesta quarta-feira, assim como os guichês nos postos do Poupatempo.

Os serviços de atendimento do  Disque Sabesp (0800-772-3633), Disque Poupatempo (0800-772-3633),  Ouvidoria Sabesp (0800-055-0565),  Sabesp Soluções Ambientais (0800-771-2482) e atendimento online não funcionam durante o feriado.

Assistência Social 

Vão funcionar apenas os serviços de emergência e acolhida com atendimento 24 horas, ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos); Centros de Acolhida (antigos Albergues) e a Central de Atendimento Permanente e de Emergência, pelo telefone 156.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário no 1º de Maio. As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil, quinta-feira, sem incidência de multa. Os caixas eletrônicos e canais como o internet banking funcionarão normalmente.

Correios

As agências dos correios não abrem durante o feriado. Apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos abre as portas em regime de plantão, entre 9h e 17h.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento dos Correios, pelo telefone 3003-0100 (capital e região metropolitana) e 0800-725 7282 (demais localidades), que funciona das 8h às 18h em sábados, domingos e feriados, e das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. 

Cultura 

Abre no feriado, das 9 às 17h, a Capela do Morumbi, Beco do Pinto, CSA da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos, além do Monumento à Independência (Capela Imperial)

Também funcionarão: Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (das 10 das 18h), Galeria Olido, Pavilhão das Culturas Brasileiras e os Ônibus Bibliotecas.

Nenhum teatro ou biblioteca municipal abre no feriado.

Educação 

Os Centros Educacionais Unificados (Ceus) abrirão apenas para atividades culturais e de lazer. As aulas serão reiniciadas na quinta-feira.

Esporte 

Os Clubes da Cidade abrirão apenas para atividades de esporte e lazer nos horários habituais. O funcionamento voltará ao normal na quinta-feira.

Metrô

Neste feriado, o Metrô implantará estratégia especial de operação para facilitar a viagem de quem for participar dos eventos comemorativos que acontecem na cidade. A frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a programada para um domingo, porém haverá reforço no número de viagens nas Linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera- Palmeiras/Barra Funda).

Na Linha 1-Azul serão ofertadas 68 viagens extras para os usuários. Já na Linha 3- Vermelha, a operação contará com 84 viagens adicionais. 

CPTM

Como vem fazendo nos feriados e finais de semana, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) interromperá a circulação de trens em trechos de algumas das linhas. Nesta quarta-feira, na Linha 7-Rubi, as composições não circularão entre as estações Perus e Franco da Rocha, das 4h às 18h. A partir das 18h até a 0h, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras, com aumento do intervalo.

Na Linha 9-Esmeralda, das 8h às 20h, os trens operarão por apenas uma via entre as estações Berrini e Vila Olímpia, por conta de obras no sistema de alimentação elétrica. 

Na Linha 12-Safira, a CPTM interromperá a circulação de trens entre as estações Brás e Tatuapé, das 4h à 0h. De acordo com a empresa, a Linha 11-Coral/Expresso Leste e o Metrô serão as alternativas para os usuários. 

Segundo a empresa, ônibus do sistema (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) serão disponibilizados para os usuários fazerem a viagem entre os trechos interditados.

Ônibus

A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que apenas 50% da frota de ônibus deverá circular no feriado, em sistema semelhante ao empregado nos domingos.

Poupatempo

Os postos Poupatempo que atendem na Capital, Grande São Paulo, litoral e interior não funcionam nesta quarta-feira. Na quinta-feira, os atendimentos das 32 unidades voltam a ser realizados normalmente, em seus respectivos horários habituais.

Saúde  

No dia 1º de maio, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrem de segunda a sábado, inclusive no feriado, das 7 às 19 horas. As 94 AMAS que funcionam acopladas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicarão vacina contra a gripe nos sábados, 27 de abril e 04 de maio, e no dia 1º de maio, das 08h às 18h.

As AMAs Especialidades fecham durante o dia 1º e funcionarão normalmente na quinta-feira (2). As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 1º de maio, voltando a funcionar na quinta-feira, dia 2.

Subprefeituras e CATs 

As Praças de Atendimento das subprefeituras não funcionarão e voltam à atividade normal na quinta-feira (2). As unidades do CAT e do Banco Confia também fecham no dia 1º de maio, voltando a funcionar normalmente no dia seguinte.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) será suspensa para os veículos de passeio e caminhões nesta quarta-feira. Ficam suspensas também as regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

As ciclofaixa serão ativadas, das 7h às 16h. Apenas a ciclofaixa da zona norte não será ativada nos trechos da avenida General Ataliba (entre a rua Doutor Zuquim e a rua Voluntários da Patria), da avenida General Pedro Leon Schneider (entre a rua Voluntários da Pátria e avenida Santos Dumont) e da avenida Santos Dumont (entre a avenida General Pedro Leon Schneider e avenida Braz Leme). A suspensão acontece em virtude da realização de eventos na Praça Heróis da FEB e região. 

Verde e Meio Ambiente

Os Parques Municipais abrirão nos horários habituais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade