PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra em SP

19 nov 2012 - 15h47
(atualizado às 15h57)
Compartilhar

Para celebrar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, a cidade de São Paulo aderiu ao feriado da Consciência Negra, que é facultativo a municípios e Estados. Por causa disso, os serviços municipais da capital paulista terão algumas alterações. Veja o que abre e o que fecha durante o feriado:

Veja o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra no Rio

Abastecimento

No dia 20, o funcionamento dos mercados municipais seguirá o seguinte esquema: Kinjo Yamato, das 3h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 16h; Ipiranga, Tucuruvi, Sapopemba e Penha, das 8h às 13h; São Miguel, das 8h às 19h; Guaianases, das 8h30 às 13h. Lapa, Pinheiros e Santo Amaro não abrirão.

No dia 20, os sacolões vão funcionar da seguinte maneira: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, COHAB Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, City Jaraguá e Jaraguá, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; Lapa, das 8h às 18h30; e São Miguel, das 8h às 19h. Santo Amaro não funcionará.

As feiras livres funcionarão nos horários e locais habituais.

Assistência Social

Os serviços de emergência atenderão 24 horas, sem interrupção, no dia 20 de novembro. São eles: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e Centros de Acolhida (antigos albergues). Permanecerão fechados: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Coordenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Água

A central de atendimento da Sabesp (195) funcionará 24 horas por dia durante o feriado, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. O Disque Sabesp (0800-011-9911) atenderá na terça-feira das 7h às 21h. A ouvidoria (0800-055-0565) terá expediente normal nesta terça.

Bancos

No feriado da Consciência Negra, não haverá atendimento bancário. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 20 poderão ser pagos nas agências no dia seguinte, quarta-feira, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). A Febraban também recomenda o uso de canais alternativos, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e autoatendimento por telefone.

Correios

No dia 20 (terça-feira), todas as agências da capital ficarão fechadas, à exceção da unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esta funcionará em regime de plantão, das 9h às 17h. Mais informações pela central de atendimento, no (11) 3003-0100.

CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aproveitou a redução do movimento no feriado prolongado para intensificar obras de modernização, que terão impacto na circulação dos trens. Não há nenhuma intervenção programada para terça-feira, mas obras programadas para terminar no fim da segunda podem atrasar e impactar os usuários, como ocorreu na manhã de ontem. Veja as linhas que terão obras até o fim da segunda-feira:

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi): das 8h de domingo até a meia-noite de segunda-feira, serão substituídos os componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Presidente Altino e Osasco. Por causa dessa intervenção, os trens da Linha 9 vão operar entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Portanto, não vão atender a estação Osasco.

Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú): por conta das intervenções na região da estação Osasco, na Linha 8, os trens da Linha 9 vão operar entre Presidente Altino e Grajaú, portanto, sem atenderem a estação Osasco, das 8h de domingo à meia-noite de segunda-feira.

Para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Cultura

Nesta terça-feira, funcionam os seguintes equipamentos culturais: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (das 10h às 18h), o Museu do Teatro Municipal (mesmo horário), Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 01), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo (das 10h às 18h), Centro Cultural da Penha, Galeria Olido, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.

Não abrem nesta terça-feira: Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Zanoni Ferrite, Teatro Cacilda Becker e Teatro Décio de Almeida Prado; Bosques de Leitura, Ponto de Leitura Piqueri e bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Carolina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa; bibliotecas de bairro e o Arquivo Histórico Municipal; a biblioteca Mário de Andrade; Casa do Sertanista, Pavilhão das Culturas Brasileiras, teatros Artur Azevedo, Flávio Império, João Caetano, Martins Penna e Paulo Eiró, por causa de reforma; e também o Teatro Municipal de São Paulo, Praça das Artes, Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística e Escola Municipal de Música.

Educação

Não haverá aulas nas escolas municipais e nos Centros de Educação Unificados (CEUs), que abrirão nos horários habituais apenas para atividades de lazer e esportivas.

Emprego

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e as agências do São Paulo Confia permanecem fechadas no dia 20. O atendimento ao público será retomado no dia 21.

Esporte

Os Clubes da Cidade abrirão apenas para as atividades de lazer e esportivas, nos horários habituais.

Metrô

Na terça-feira, dia 20, a frota de trens em operação será reduzida, semelhante a que circula num domingo típico, porém com oferta especial de viagens. Na linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), serão acrescidas 249 viagens em relação a um domingo típico. Para a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), foram programadas 273 viagens extras, e na a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), os usuários também contarão com 66 viagens adicionais. Somente na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) a oferta de viagens não muda, ficando igual à programada para um dia de domingo.

Na quarta-feira, dia 21, para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação dos trens será antecipada para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, por onde desembarcam e se transferem os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual: às 4h40.

Parques

Os Parques Municipais abrem nos horários habituais.

Poupatempo

No dia 20, todas as unidades Poupatempo estarão fechadas. Nesta data, o serviço do Disque Poupatempo também estará suspenso.

Procon

Os postos de atendimento pessoal dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não terão atendimento no dia 20. As audiências, o setor administrativo, a ouvidoria e o atendimento telefônico (151) também não funcionarão no feriado da Consciência Negra.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e assistências médicas ambulatoriais (AMAs) 24h funcionam ininterruptamente. As assistências médicas ambulatoriais (AMAs) também. As AMAs Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecham no feriado, reabrindo normalmente a partir da quarta-feira, 21.

Shoppings

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que as lojas irão abrir, no dia 20 de novembro, com o mesmo horário dos domingos, das 14h às 20h. As áreas de lazer (praça de alimentação, cinema, entre outros) terão seus horários normais, em geral das 12h às 21h.

Subprefeituras

Os postos de atendimento não funcionarão no dia 20 de novembro, retomando as atividades normais a partir do dia 21, quarta-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade