PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriadão de Páscoa em São Paulo

6 abr 2012 - 07h13
Compartilhar

Durante o feriado de Páscoa, ônibus, linhas de trem e metrô operam com intervalos diferenciados em São Paulo. Na sexta-feira o rodízio de veículos será suspenso e alguns mercados não funcionam no domingo. Veja o que abre e fecha na capital paulista na Páscoa:

Bancos

No feriado da sexta-feira, os bancos de São Paulo não operam durante todo o dia. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas com vencimento nesses dias poderão ser pagas na segunda-feira, sem incidência de juros ou multa.

Abastecimento

Mercados Municipais:

todos os mercados municipais funcionam na sexta feira, nos seguintes horários: Kinjo (Cantareira), das 3h às 15h; Lapa, das 6h às 13h; Paulistano, 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 15h; Sapopemba, Tucuruvi e Pinheiros, das 8h às 13h; Penha e Santo Amaro, das 8h às 16h; Guaianases e Ipiranga, das 8h30 às 13h, e São Miguel, das 9h às 15h.

No sábado os mercados abrirão nos seguintes horários: Kinjo, das 3h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste, das 7h às 18h; Teotônio Vilela, das 7h às 19h; Pirituba, das 7h às 21h; Pinheiros e Lapa, das 8h às 18h; Ipiranga, Penha, São Miguel, Tucuruvi, Sapopemba, Vila Formosa e Santo Amaro, das 8h às 19h, e Guaianases, das 8h30 às 13h.

No domingo de Páscoa, os mercados Kinjo, Paulistano, Lapa, São Miguel e Pinheiros não abrem. Os demais mercados, abrem nos seguintes horários: Santo Amaro, das 6h às 18h; Vila Formosa, Teotônio Vilela e Central Leste, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h, e Guaianases, das 8h30 às 13h.

Sacolões: os sacolões funcionarão nos seguintes horários na sexta-feira: Lapa, das 6h às 13h; Jaguaré, das 6h30 às 16h; Santo Amaro, das 7h às 12h; João Moura, Brigadeiro e COHAB Adventista, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Rio Pequeno, Jaraguá, City Jaraguá, Bela Vista e Avanhandava, das 7h às 14h; Piraporinha, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão, das 7h às 15h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h, e São Miguel Paulista, das 9h às 15h.

No sábado, os horários serão os seguintes: Jaguaré, das 6h30 às 16h; Santo Amaro, das 7h às 12h; João Moura, das 7h às 13h; Brigadeiro, das 7h às 18h; Rio Pequeno, Freguesia do Ó, Estrada do Sabão, Jaraguá, Avanhandava, City Jaraguá e Bela Vista, das 7h às 19h; Piraporinha, das 7h às 19h30; COHAB Adventista, Butantã e City Jaraguá, das 7h às 20h; Lapa, das 8h às 14h; Cidade Tiradentes, das 8h às 18h, e São Miguel, das 8h às 19h.

No domingo de Páscoa, o funcionamento será nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; João Moura, COHAB Adventista e Brigadeiro, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Rio Pequeno, Jaraguá, City Jaraguá, Avanhandava e Bela Vista, das 7h às 14h; Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Lapa, das 6h às 13h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h, e São Miguel, das 6h às 18h.

Feiras livres: as feiras livres funcionarão todos os dias, nos locais e horários habituais.

Assistência Social
Funcionam ininterruptamente os serviços de emergência e acolhida: abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência 24 horas. Não abrirão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Centro de Referência de Cidadania do Idoso.

Cultura
Vão abrir todos os dias: Centro Cultural São Paulo, com a exceção das bibliotecas, Capela do Morumbi, Casa da Imagem e do Som (antiga Casa n° 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Beco do Pinto, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Galeria Olido, Monumento à Independência (Capela Imperial), Pavilhão das Culturas Brasileiras, Teatro Cacilda Becker, Teatro João Caetano e Teatro Zanoni Ferrite.

O Teatro Décio de Almeida Prado não abrirá na sexta-feira e terá programação normal no fim de semana, nos dias 7 e 8.

Funcionarão somente no sábado: bibliotecas de bairro, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Monteiro Lobato, Ponto de Leitura Piqueri, Theatro Municipal (récita de La Traviata, às 20h), e o Arquivo Histórico Municipal.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá somente na sexta-feira e no sábado, das 10h às 18h. O Museu do Theatro Municipal abrirá somente no fim de semana. No domingo haverá espetáculo da Companhia Antropofágica no saguão do teatro.

Os Ônibus Biblioteca funcionarão normalmente.

Educação

Os Centros de Educação Unificada (CEUs) abrirão normalmente para atividades de lazer e recreação na sexta-feira, sábado e domingo. As escolas só funcionarão na segunda-feira (9).

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não abrirão. Voltarão a funcionar na segunda-feira.

Trabalho

As unidades móveis e fixas do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do banco de microcrédito São Paulo Confia não abrirão. Todos os postos voltarão a funcionar em seus horários normais na segunda-feira.

Procon

A Fundação Procon não prestará atendimento nos três dias do feriado prolongado, tanto nos postos quanto nos telefones de atendimento. Na segunda-feira, o serviço retorna normalmente em todos os endereços e pelo atendimento telefônico (151).

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e as Assistências Médico Ambulatorial (AMAs) 24h funcionam todos os dias do feriado de acordo com a secretaria municipal de Saúde. As AMAs tradicionais funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, inclusive no feriado.

Já as AMAs Especializadas fecham na sexta-feira, funcionam no sábado, voltam a fechar no domingo e reabrem na segunda-feira normalmente. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecham na sexta-feira e no sábado, voltando a funcionar na segunda.

Parques

Os parques da cidade de São Paulo funcionam normalmente durante o feriado prolongado.

Ônibus

A frota de ônibus urbanos de São Paulo operam com 50 % da capacidade na sexta-feira e no domingo, de acordo com a SPTrans. No sábado, o número de ônibus na rua varia entre 60% e 70%, dependendo da linha.

Trânsito

O rodízio municipal de veículos será suspenso na sexta-feira, retornando na segunda.

Metrô

O metrô de São Paulo adotou uma operação especial nesta quinta-feira para atender à população que pretende deixar a capital pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Nos horários de maior movimento, de acordo com a companhia, foi planejado um reforço no número de composições em circulação.

Durante o feriado de sexta-feira, a frota de trens em circulação será igual a que circula no domingo. No final de semana, o Metrô programou oferta semelhante à praticada habitualmente.

Na segunda-feira (9), para facilitar a volta para casa, o início da operação comercial nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela será antecipado para 4h. Na linha 5-Lilás, a operação terá início no horário normal, ou seja, a partir das 4h40.

CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará obras de modernização e manutenção que irão alterar os intervalos das linhas em trechos específicos da operação:

Linha 8-Diamante: as composições passam a circular com maiores intervalos entre a estação Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina na sexta-feira, das 4h até o fim do horário comercial e no sábado, após as 18h. No domingo de Páscoa, das 20h até o fim da operação comercial, será realizada a substituição de equipamento de vias entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso, gerando aumento nos intervalos das composições.

Linha 9-Esmeralda: será fechada neste domingo para obras de modernização. Esse será o terceiro domingo em que essa linha ficará inoperante.

Linha 10-Turquesa: na sexta-feira, as composições vão circular com os intervalos praticados nos domingos. Já no final de semana, o intervalo será o normal para esses dias.

Linha 11- Coral (Luz -Guaianazes): das 4h até o fim da operação comercial do domingo, acontece a substituição de componentes do sistema de energia de alimentação dos trens ao longo do trecho, ocasionando aumento no intervalo médio entre as composições.

Linha 11- Coral (Guaianazes-Estudantes): das 7h às 20h do domingo, serão realizados serviços de substituição de componentes da via e manutenção da faixa de domínio entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 12-Safira: a partir das 18h de sábado até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo em razão da instalação e manutenção dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens na região da estação Tatuapé. Os serviços prosseguem no mesmo local das 7h às 17 horas do domingo. Por esse motivo, haverá ampliação do intervalo médio entre uma composição e outra.

Ônibus metropolitanos

No feriado de Sexta-feira Santa, as linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na Grande São Paulo vão operar com o número de partidas equivalente ao domingo. No sábado e no domingo de Páscoa, a operação será semelhante à dos fins de semana normais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade