PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado de Finados

30 out 2009 - 07h11
(atualizado às 08h07)
Compartilhar

Em São Paulo (SP), os parques ficarão abertos durante todo o feriado prolongado de Finados, com exceção do Parque da Luz. A central de atendimento da Sabesp e da AES Eletropaulo funcionarão 24 horas em todos os dias do feriadão. Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no feriado:

Bancos - As agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 2 de novembro (segunda-feira). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento em 2 de novembro podem ser pagos no dia 3 (terça-feira), sem incidência de multa.

Delegacias - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, as delegacias ficarão de plantão durante todo o feriado prolongado, com atendimento normal à população durante 24 horas.

Saúde - Os hospitais e pronto-socorros funcionarão normalmente todos os dias. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fecham no dia 30 e reabrem apenas na terça-feira. As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) fecharão no domingo. As AMAs Especialidades só abrirão no dia 31.

Educação - Não haverá aula nas escolas na sexta e na segunda-feira, mas, nos Centros Educacionais Unificados (CEU), haverá programação cultural e esportiva durante todos os dias do feriado prolongado.

Parques - Os parques municipais ficarão abertos, com exceção do Parque da Luz, que não abrirá no dia 2.

Esportes - Não haverá atividade nos clubes da cidade.

Água - A central de atendimento da Sabesp funcionará 24 horas durante todos os dias do feriado prolongado, atendendo aos casos emergenciais. O número é 195. Todas as agências comerciais estarão fechadas.

Luz - A AES Eletropaulo terá atendimento nas suas centrais de emergências e comerciais durante todos os dias do feriado, com serviço 24 horas. O telefone para contato é 0800-7272196.

Correios - No sábado, funcionarão as agências que costumam abrir neste dia. No domingo e na segunda-feira, funcionará apenas a agência do Aeroporto de Guarulhos, das 7h30 às 22h30.

Ônibus -No domingo, a frota será de 40% do total e na segunda-feira, de 50%. Para facilitar a visita aos cemitérios, uma operação especial acontecerá no dia 2. Será criada a linha 233F/10 Term. A. E. Carvalho - Term. Vila Carrão, e todas as 336 linhas disponíveis contarão com placas instaladas no vidro frontal dos ônibus indicando quais cemitérios atendem. Dessas linhas, 25 terão seus itinerários alterados.

As linhas 2002/10 Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira, 233C/10 A.E. Carvalho - CERET e 6805/10 Term. Capelinha - Term. João Dias deverão operar com programação utilizada nos dias úteis, devido à demanda.

No sábado, a frota de ônibus intermunicipal metropolitana, na região metropolitana, oferecerá 75% das viagens habituais dos dias úteis. No domingo e no feriado de Finados estão programadas cerca de 50% das viagens que ocorrem em dias úteis.

Metrô - O Metrô alterou o esquema de funcionamento para o feriado. Na sexta-feira, haverá aumento no número de viagens nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha nos horários de pico para atender às pessoas que se dirigem aos terminais rodoviários.

No sábado e no domingo o funcionamento será como em um fim de semana normal, com menor oferta de trens. Na segunda-feira, a oferta de trens em todas as linhas será como em um domingo habitual, mas o Metrô reforçará a segurança por conta da Marcha para Jesus. Na Estação Tiradentes, o acesso oeste/sul será fechado, das 10h às 22h.

Na terça-feira haverá a antecipação da operação e uma oferta maior de trens. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação começará às 4h e na 2-Verde, às 4h30. A Linha 5-Lilás terá operação habitual, como em um dia útil. Haverá também aumento no número de viagens no pico da manhã, para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Trens - Por conta da Marcha para Jesus no dia 2, os trens das linhas 11-Coral e 12-Safira circularão como em um sábado, com mais ofertas de trens do que o habitual em um feriado.

A CPTM vai aproveitar também a queda de demanda para realizar manutenções em alguns trechos. Durante todo o final de semana e feriado, das 12h ao término da operação, a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) terá os intervalos alterados de dez para 16 minutos para realização de manutenção. Na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), das 20h do sábado até as 11h do domingo, também haverá obras, o que alterará o intervalo de 20 para 25 minutos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade