PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha em BH no feriado de Finados

30 out 2009 - 07h08
(atualizado às 08h12)
Compartilhar

De acordo com o Decreto 13.746, na sexta-feira, dia 30, será ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor em Belo Horizonte. Não haverá expediente nas secretarias e repartições da Prefeitura de Belo Horizonte neste dia e na segunda-feira, 2, Dia de Finados.

A PBH informou que haverá funcionamento normal apenas nos órgãos onde os serviços são considerados essenciais, inclusive a manutenção de plantão na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e no Grupo de Área de Risco (Gear).

Confira o que funciona durante o feriado de Finados em BH:

Cemitérios públicos - Estarão abertos das 8h às 17h para visitas no dia 2 de novembro, segunda-feira. Durante todo o dia haverá celebrações religiosas.

Defesa Civil - Plantão durante todos os dias. O telefone é o 199.

Bancos - As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira, 2. Contas de água, luz e telefone poderão ser pagas na terça-feira, 3, sem multas ou encargos.

Saúde - Na sexta-feira, 30; no sábado e domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro, e na segunda-feira, 2, as UPAs, Hospital Municipal Odilon Behrens, HPS João XXIII, Central de Internações e SAMU funcionam normalmente. Os centros de referência da saúde mental (Cersam) e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funcionam com equipes de plantão e apoio. Os Centros de Saúde dos bairros funcionam na sexta-feira em horário normal, com escala de plantão, e reabrem na terça-feira, dia 3.

Limpeza Urbana - Na sexta-feira, 30, todos os serviços serão executados normalmente. Na segunda-feira, 2, o serviço de coleta de lixo será executado normalmente e haverá plantão de varrição nas áreas central e hospitalar. Sábado e domingo não há coleta ou varrição.

Ônibus - As linhas de ônibus gerenciadas pela Bhtrans operam na sexta-feira, 30, com quadro de horários de dia útil e, na segunda-feira, 2, com quadro de horários de domingo/feriado. No sábado e domingo os coletivos operam com as escalas normais para os dois dias.

Metrô - Vai operar com escala de feriado no dia 2. As viagens terão intervalos de 14 minutos durante todo o dia. O horário de funcionamento não será alterado, permanece de 5h15 às 23h. No sábado, 31, o metrô vai operar com escala de 12 minutos entre uma viagem e outra até às 13h e em seguida com intervalo de 14 minutos no restante do dia. No domingo, 1º de novembro, as viagens terão intervalos de 14 minutos durante toda o dia.

Supermercados - Segundo a Associação Mineira de Supermercados, a maioria das lojas deve funcionar normalmente durante todo o final de semana e feriado, de 8h às 21h.

Correios - Não haverá expediente nas agências na segunda-feira, 2. As agências que funcionam regularmente aos sábados abrirão normalmente no dia 31.

Parques - Abrem normalmente de sexta a segunda-feira. O Parque Municipal Américo Renné Gianetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro) abre de 6h às 18h e os demais parques, de 8h às 18h. Todos os parques fecham na terça-feira para manutenção. O Parque Ecológico da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha): abre de sexta a segunda-feira, de 8h30 às 17h, e fecha na terça-feira para manutenção. Zoológico e Jardim Botânico (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha): abrem de sexta-feira a domingo, das 8h30 às 16h, e fecham na segunda-feira, 2, para manutenção.

Museus

- Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202): funciona de sexta-feira a domingo, das 10h às 17h, e fecha na segunda-feira para manutenção. Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.596): funciona de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h, e fecha na segunda-feira para manutenção. Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães (Praça da Liberdade, 50): abre na sexta-feira, das 8h às 17h, no sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 10h às 17h. Fecha na segunda-feira para manutenção.

Abastecimento

- Sacolões ABC: funcionam normalmente na sexta-feira. Na segunda-feira, funcionam de 8h às 13h; Feiras livres, Modelo e de orgânicos: funcionam normalmente na sexta-feira. Na segunda-feira, não funcionam.

Restaurantes Populares

- Funcionam normalmente na sexta-feira e não funcionam na segunda-feira.

Delegacias

- Plantão de 24 horas nas Delegacias Seccionais. Informações no telefone 197.

Rodoviária - Devido ao feriado de Finados, o Terminal Rodoviário disponibilizará 1.760 ônibus, sendo 309 extras. Devem embarcar na sexta-feira, dia 30, e no sábado, dia 31, cerca de 50 mil passageiros. Durante os períodos de maior movimentação serão realizados esquemas operacionais para aumentar a segurança e o controle do trânsito de veículos dentro e no entorno do terminal. Informações ao usuário podem ser obtidas pelos telefones 31 3209-0658 ou 31 3271-3000

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade