PUBLICIDADE

vc repórter: vendaval e fortes chuvas atingem cidades de SC

22 out 2012 - 23h01
(atualizado em 23/10/2012 às 09h17)
Compartilhar

Fortes chuvas e vendavais que atingiram cidades de Santa Catarina, como Chapecó, Navegantes, Lages e a capital Florianópolis, na tarde desta segunda-feira. Em Blumenau, a chuva de granizo e o temporal causaram o desabamento do muro de um supermercado sobre três ônibus, além do destelhamento de uma casa e de pontos de alagamento espalhados pela cidade. A Vila Germânica, principal palco das celebrações da Oktoberfest, também foi afetada, mas já se organizou para que a festa desta noite não fosse prejudicada.

Fortes chuvas e ventos afetaram até a estrutura da Oktoberfest, em Blumenau; situação se agravou em outras cidades
Fortes chuvas e ventos afetaram até a estrutura da Oktoberfest, em Blumenau; situação se agravou em outras cidades
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Na parte de trás de um supermercado localizado na rua Sete de Setembro, no centro, três ônibus estacionados, pertencentes à empresa de transportes coletivos de Blumenau, foram atingidos pelo desabamento de um muro. Segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.

O vendaval também afetou a Oktoberfest, tradicional festa de origem alemã, este ano celebrada entre os dias 10 e 28 de outubro. A organização do evento, contudo, garante que os estragos em tendas, carrinhos de churros e de outros alimentos e em salão da Vila Germânica, afetados pelas chuvas e pelos fortes ventos, não serão problema para a festa desta segunda-feira, a ser realizada normalmente.

Chuva forte deixa bairros de Lages alagados

As chuvas que atingem Lages desde a tarde desta segunda-feira foram responsáveis várias ruas e casas. Houve transtornos em vários pontos da cidade. Os bairros mais atingidos foram o Sagrado Coração de Jesus e o São Cristóvão. A avenida Presidente Vargas também foi atingida pela enxurrada, assustando os moradores e motoristas que passavam pelo local.

O tempo para terça-feira é mais animador: sol pela manhã, nuvens com possibilidade de chuva à tarde e tempo firme à noite, de acordo com a agência meteorológica Climatempo.

Nova Trento também tem chuva de granizo

Os moradores de Nova Trento, cidade do interior do Estado, também presenciaram uma curta porém intensa chuva de granizo, no final da tarde desta segunda-feira. Apesar de ter caído por apenas três minutos, a água condensada em forma de gelo, o granizo, coloriu gramados de branco.

A previsão para a cidade nesta terça-feira, de acordo com a Climatempo, é de tempo nublado com chuva para a manhã. O sol aparece à tarde, acompanhado por pancadas de chuva. A noite deve ser seca.

Defesa Civil decreta estado de alerta

Com a última atualização das 20h, a Defesa Civil de Santa Catarina, através de seu site, decretou estado de alerta nas próximas horas em decorrência de ventos intensos, com velocidades entre 70 e 100 km/h, principalmente no oeste, no meio oeste, no planalto e no litoral sul do Estado. O mau tempo estaria associado à passagem de uma frente fria e à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Os internautas Jaime Batista da Silva e José Emídio, de Blumenau (SC), Zanandrea, de Nova Trento (SC), e Cris Menegon, de Lages (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade