PUBLICIDADE

vc repórter: Vale do Caí é região mais atingida no RS

14 nov 2009 - 13h30
(atualizado às 19h23)
Compartilhar

Os municípios do Rio Grande do Sul continuam contabilizando os danos causados pelo temporal desta sexta-feira e o vendaval combinado a fortes chuvas que atingiram o Estado na madrugada deste sábado. Segundo a Defesa Civil Estadual, o transbordamento do rio Caí e o destelhamento de casas na região constituem os maiores danos nos municípios de Montenegro e São Sebastião do Caí, onde 60 famílias estavam desabrigadas.

A avenida Erico Veríssimo foi uma das vias alagadas na tarde desta sexta-feira
A avenida Erico Veríssimo foi uma das vias alagadas na tarde desta sexta-feira
Foto: Danilo Dias Cunha / vc repórter

Duzentas pessoas estavam desalojadas em Minas do Leão, no nordeste do Estado, uma das cidades mais afetadas. Havia a estimativa de 70 casas danificadas. Sessenta kits com cobertores, lençóis e colchões, entre outros itens, foram enviados ao município pela Defesa Civil.

Em Porto Alegre, semáforos foram desligados, houve queda de árvores e a água invadiu diversas ruas, como a avenida Erico Verissimo, e a avenida Padre Cacique, que liga o centro à zona sul.

Diversos bairros sofriam com falta de luz, ocasionada por redes arrebentadas, muitas vezes pela queda de postes e árvores. Segundo a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), cem equipes trabalhavam, na manhã deste sábado, para restabelecer a energia aos moradores prejudicados em todos os 72 municípios atendidos pela empresa.

Na capital, a zona Sul foi a mais atingida, nos bairros de Ipanema, Aberta dos Morros, Guarujá, Juca Batista, Espírito Santo, Teresópolis, Nonoai, Tristeza e outros.

No interior, ainda segundo a Companhia, foram registradas mais de mil ocorrências, sendo que as cidades mais afetadas foram Camaquã, Bagé e Pelotas.

Em São Leopoldo, o transbordamento dos arroios Gauchinho, Correia e Kruse causou alagamento em diversos bairros, mas não havia desalojados ou desabrigados até as 11h29. Em Novo Hamburgo e Sapiranga também havia registro de alagamentos.

Kits e telhas foram distribuídos no município de Nova Petrópolis, em que a estimativa era de 150 casas danificadas, principalmente com destelhamento. O número de desalojados estava indefinido entre 2 e 50 pessoas no final da manhã deste sábado.

O internauta Danilo Dias da Cunha, de Porto Alegre (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade