No dia 15 de junho deste ano, um poste da rua Professor Vahia de Abreu, no bairro Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, foi substituído. Quase dois meses depois, o novo poste sustenta dezenas de fios enrolados uns nos outros.
A substituição fez parte de um “plano de modernização de distribuição e ampliação da capacidade de atendimento em andamento na região”, segundo informou a AES Eletropaulo, concessionária de energia elétrica responsável pela troca. A empresa, contudo, se isenta de culpa pela nova configuração, uma vez que alega que os cabos de eletricidade ficam acondicionados acima dos fios emaranhados.
“Conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AES Eletropaulo não é autorizada a mexer ou realocar fiações de outras empresas”, complementou via nota. A concessionária esclareceu, ainda, que todas as empresas que compartilham dos postes são avisadas com antecedência quando há uma realocação ou substituição, para que possam fazer as adaptações necessárias e garantir a continuidade dos seus serviços.
A subprefeitura de Pinheiros, responsável por fiscalizar a região, informou que “irá intimar as concessionárias que prestam serviços na região para que regularizem a situação o mais breve possível”.
O internauta Eduardo Presto, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
