PUBLICIDADE

vc repórter: tremores de terra são sentidos em Alagoinha, no PE

9 mar 2010 - 14h49
(atualizado às 17h46)
Compartilhar

O laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou tremores de terra com epicentro na cidade de Alagoinha (PE), a 225 km de Recife.

De acordo com Eduardo Alexandre, técnico do laboratório, diversos tremores foram sentidos entre a noite desta segunda-feira (8) e a madrugada desta terça-feira. Os maiores abalos registrados foram 3,2 na escala Richter, às 20h07 de segunda, e 3,0, por volta das 3h de terça.

Técnicos da UFRN estão a caminho da região para analisar as causas dos sismos. Tremores desse nível, segundo Alexandre, raramente causam prejuízos materiais ou vítimas, gerando rachaduras em edificações em algumas ocasiões.

Segundo Balbina, morador da cidade, mesmo sendo de baixa intensidade, a sensação de insegurança é muito grande. "Pratos vibravam em cimada pia, crianças choravam por não entender o que estava acontecendo, moradores ficaram do lado defora das casas", conta. "Foi um acontecimento que deixou parte da população em desespero", diz ele, que está acostumado a sentir tremores frequentes em Caruaru, onde cursa uma faculdade.

Cerca de 50 abalos na região foram registrados pelo laboratório desde o dia 3 de março, sendo que nem todos são sentidos pela população, pois apresentaram magnitude inferior a 1,5 grau na escala Richter.

Os abalos não têm relação com os terremotos do Haiti e do Chile ocorridos em 2010 porque se tratam de movimentos internos da placa tectônica da região.

Os internautas Roberto Inojosa e Balbina, de Alagoinha (PE), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade