0

vc repórter: Sul registra chuva histórica em setembro

28 set 2009
16h22
atualizado às 22h16
  • separator
  • comentários

Toda a região Sul do País já ultrapassou a média histórica de chuva para o mês de setembro, segundo a agência Meteorológica Climatempo. Entre os dias 1° e 25 deste mês, choveu mais que 200 mm no norte do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, no sul de Santa Catarina e no sul do Paraná.

A Defesa Civil de Blumenau monitora o nível do rio Itajaí-Açú
A Defesa Civil de Blumenau monitora o nível do rio Itajaí-Açú
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

A cidade de Joinville (SC), por exemplo, registrou 254,4 mm, enquanto a média histórica era de 147 mm.

Em Blumenau (SC), a preocupação é com o nível do rio Itajaí-Açú que quando atinge 8 m inunda as ruas mais próximas. De acordo com a Defesa Civil, às 14h desta segunda-feira o índice registrado foi de 6,44. "A previsão é de que às 22h ele chegue a 7,80 m", diz o diretor do órgão Telmo Duarte. Até o momento, mais de 20 ocorrências já foram atendidas, a maioria nos bairros da Velha e Garcia.

Segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a média de chuvas registrada na cidade entre 1° e 26 de setembro foi de 185,4, superando o acumulado histórico de 151,1 mm.

De acordo com o último levantamento divulgado às 16h30 pela Defesa Civil de Santa Catarina, os municípios de Abdon Batista, Angelina, Agrolândia, Antônio Carlos, Biguaçu, Chapecó, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Pouso Redondo, Santa Rosa do Sul e São Cristóvan do Sul estão em situação de emergência. Além destas, outras 41 cidades registraram danos em decorrência de vendavais, enchentes, enxurradas e da queda de granizo. Cerca de 6.391 edificações sofreram estragos.

Ainda segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 65.763 pessoas foram diretamente atingidas pelos temporais em Santa Catarina.

Previsão

Segundo Fabiana Weykamp, meteorologista da agência Climatempo, a chuva irá diminuir e, a partir desta terça-feira, podem ocorrer pancadas mais amenas no Vale do Itajaí e no leste do Paraná. No entanto, há a previsão da chegada de uma nova área de instabilidade já na quarta-feira que poderá afetar novamente toda a região Sul.

Os internautas Jaime Batista da Silva e Risens, de Blumenau (SC), Alyson Coutinho, de Joinville (SC), Cris Menegon, de Lages (SC), Paty, de Montenegro (RS), Flávia Danúbia Junkes, de Antônio Carlos (SC), Lucas Gorges, de Brusque (SC), Rosana Crestani, de Gaspar (SC), Juari Pinheiro, de Balneário Camboriú (SC), Pedro Freitas, de Florianópolis (SC), Jorge Pimentel, de Balneário Arroio do Silva (SC), Kátia Zalewski, de Corupá (SC), Caroline Tomaselli, de Rio dos Cedros (SC), Grasiele , de Aurora (SC) e Nanda Farias, de Porto Alegre (RS), Marcos Henke, de Montenegro (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

vc repórter

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade