PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: sujeira e fezes transbordam de bueiro em SP

26 jan 2015 - 19h46
Compartilhar
Exibir comentários

Um bueiro instalado no bairro Cidade Dutra, zona sul de São Paulo, tem gerado transtornos para moradores da região. De acordo com a leitora Jandira Arruda, em dias de chuva, saem do local os mais variados tipos de sujeira, inclusive, fezes.

Siga o vc repórter no Twitter

Moradora da rua Marli Oliveira Cobra, Jandira relatou que a instalação foi feita pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). "Há mais ou menos dois anos, foram tiradas algumas casas da comunidade, onde ocorria enchente quando chovia. A Sabesp fez o esgoto e começou a cobrar em nossa conta. Um desses esgotos fica no meu quintal, que divido com mais cinco casas”, explicou.

Chuva faz bueiro transbordar na zona sul de São Paulo:

A leitora afirma que o sistema começou a apresentar problemas recentemente. “De uns três meses para cá, qualquer chuva que cai faz o esgoto transbordar. E sai todo o tipo de sujeira. Já ligamos inúmeras vezes na Sabesp. Lá, eles desacreditam que tem uma boca de lobo no quintal e não mandam ninguém para fazer o reparo. Dali sai de tudo, até fezes. Temos crianças no quintal", contou.

Procurada pelo Terra, a Sabesp enviou uma equipe ao local, nesta segunda-feira, para verificar a situação. Após a vistoria, a companhia afirmou que “foram constatados diversos lançamentos irregulares de água de chuva na rede coletora de esgotos, o que prejudica o funcionamento da rede, pois a mesma não é projetada nem dimensionada para receber água de chuva”.

A empresa disse que providenciou a lavagem da rede coletora de esgoto e garantiu que a mesma está operando “dentro dos padrões de normalidade, sem vestígios de vazamentos”. O órgão ressaltou ainda que tal ação é realizada periodicamente, garantindo “o perfeito funcionamento da rede”.

Questionada sobre as “inúmeras ligações” dos moradores, a companhia não respondeu se já havia atendido a alguma das solicitações feitas nem explicou por que, em caso negativo, não as atendeu.

Quanto aos transtornos relatados por Jandira, a Sabesp afirmou que, para evitar que o problema se repita, seria válido solicitar aos moradores que regularizem o descarte da água de chuva para o correto lançamento nas redes pluviais, de responsabilidade dos municípios, e não na rede coletora de esgotos.

A leitora Jandira Arruda, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade