PUBLICIDADE

vc repórter: servidores da Educação protestam no ABC

Profissionais de São Caetano do Sul reivindicaram reajuste salarial e melhorias em condições de trabalho

8 mai 2014 - 18h51
(atualizado em 9/5/2014 às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Frase em cartaz afirma que melhorias haviam sido prometidas</p>
Frase em cartaz afirma que melhorias haviam sido prometidas
Foto: Daniela Batista Roldão / vc repórter

Os servidores da Educação de São Caetano do Sul, em São Paulo, realizaram manifestação nesta quinta-feira. Entre as reivindicações estão melhorias de salário, de condições de trabalho e de fornecimento de suplementos, como materiais de limpeza e materiais escolares.

A concentração aconteceu na avenida Goiás, no bairro Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal. Com a participação de alunos, professores e servidores em geral, o grupo seguiu até a rua Alegre, no bairro Barcelona, onde fica o prédio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo dos manifestantes era se reunir com Ivone Martorelli Braido, a responsável pela pasta.

O ato de servidores foi acompanhado pela Polícia Militar do município. Segundo representante da corporação, o protesto se deu de maneira pacífica e reuniu cerca de 300 pessoas. A PM afirmou também que o trajeto até a secretaria não gerou bloqueio de vias, mas causou lentidão no trânsito.

O grupo seguiu da Câmara para a Secretaria de Educação
O grupo seguiu da Câmara para a Secretaria de Educação
Foto: Daniela Batista Roldão / vc repórter

Ao final da manifestação, líderes do movimento avisaram em carro de som que outro ato seria realizado ainda nesta quinta-feira, às 18h, e convidaram os interessados em participar.  O local combinado para concentração foi a Câmara Municipal.

Em carta aberta à população, divulgada em abril, os servidores citam a necessidade de maior investimento em educação e reivindicam reajuste salarial, regularização da situação da categoria (plano de carreira e estatuto), abono incorporado ao salário e recesso da Copa do Mundo igual para todos os profissionais da educação.

Após informações apuradas pelo Terra, a prefeitura  de São Caetano do Sul afirmou em nota que, apesar da manifestação de funcionários da Educação, as 61 escolas do município permaneceram abertas durante todo o período letivo. A equipe da Secretaria Municipal de Educação promoveu os remanejamentos necessários para suprir as ausências dos profissionais que se ausentaram de suas funções e garantir atendimento às crianças e jovens.

Ainda segundo o comunicado, um grupo de manifestantes foi recebido pela secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, e se comprometeu a apresentar, nos próximos dias, uma pauta com suas reivindicações.

A leitora Daniela Batista Roldão, de São Caetano do Sul (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade