PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: sem água, moradores improvisam com baldes em SP

28 jan 2015 - 14h14
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A crise hídrica que assola São Paulo tem obrigado a população de todas as regiões da capital a improvisar no dia a dia. Em um condomínio localizado no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, os moradores estão há mais de duas semanas sem acesso à água e dependem de uma torneira de rua para garantir o abastecimento de suas residências.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a leitora D. F., o condomínio São Conrado, na altura do número 151 da rua José Bauman, está vivendo uma situação bastante complicada. “Temos que buscar água em uma torneira da rua, mas, à noite, nem lá tem”, contou. Em fotos tiradas por ela, moradores aparecem levando baldes e outros recipientes para casa.

Nesta quarta-feira, D.F. relatou que o setor de administração do condomínio contratou quatro caminhões-pipa para encher a caixa d'água.

<p>Moradores buscam água em torneira da rua</p>
Moradores buscam água em torneira da rua
Foto: D. F. / vc repórter

Procurada pelo Terra, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que a rua em questão “está em localizada em uma área de gestão de pressão e, portanto, pode ocorrer intermitências no abastecimento”. A empresa ressaltou que a redução de pressão foi intensificada a fim de reduzir o índice de perda de água e acrescentou que, para que clientes não fiquem sem abastecimento por um período superior a 24 horas, a companhia está fazendo ajustes na gestão de demanda.

Segundo a Sabesp, desde a última segunda-feira, os clientes são informados sobre as datas de redução de pressão nas tubulações. A companhia diz que o serviço permite que o consumidor saiba quando o fato ocorrerá e, assim, possa se programar para atravessar o período com baixa de fornecimento.

Para obter tal informação, os clientes devem ligar para o 195 e digitar o número do RGI (Registro Geral do Imóvel). O atendimento eletrônico informará quando e em que período a região em que o consumidor mora estará sob o sistema de redução de pressão. A consulta também pode ser feita por meio do site da companhia.

<p>Homem carrega água em balde para abastecer sua cada</p>
Homem carrega água em balde para abastecer sua cada
Foto: D. F. / vc repórter

A Sabesp recomenda que os clientes tenham em suas casas caixas d’água que possibilitem a reserva por um período mínimo de 24 horas, para atenuar os efeitos da falta de água.

A companhia enviou uma equipe ao local na tarde desta quarta-feira e disse ter constatado que a pressão da rede de água está em 15 mca (metro de coluna d´ água), portanto, dentro do mínimo exigido pela norma técnica, que é de 10 mca.

A leitora D.F., de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade