PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: São Paulo aproveita apenas 1,8% do material reciclável produzido

19 dez 2013 - 16h56
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ponto de Entrega Volunt&aacute;ria na rua In&aacute;cio Preto de Morais, acumula lixo na zona sul de S&atilde;o Paulo</p>
Ponto de Entrega Voluntária na rua Inácio Preto de Morais, acumula lixo na zona sul de São Paulo
Foto: Basílio Colares / vc repórter

A cidade de São Paulo produz, diariamente 18 mil toneladas de lixo, segundo dados da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Deste volume, 13 mil toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados. Apesar disso, a cidade recicla aproximadamente 243 toneladas/dia - o equivalente a 1,8% do total produzido. 

Atualmente, a prefeitura conta com um sistema que combina ações de coleta seletiva e Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s). O carro-chefe da reciclagem é o programa de coleta seletiva, responsável por recolher 6 mil toneladas por mês. Ao todo, 1.871 condomínios residenciais realizam a coleta seletiva, usando 2.876 contêineres. Em diversas vias públicas da cidade, os equipamentos também estão instalados para receber material reciclado.

A cidade conta também com os PEV’s, grandes caixas verdes em forma de contêineres fechados com capacidade para 2,5 mil litros. Instalados em locais de grande fluxo e de fácil acesso, os PEV’s são adesivados com instruções de uso. A cada mês, os PEV’s recolhem o equivalente a 300 toneladas de material reciclado, o que equivale a apenas 6% do total.

Depois de recolhido, o lixo é distribuído entre as 22 centrais de triagem conveniadas com a prefeitura. De todo o material, 15% não é aproveitavel. 

De acordo com a Amlurb, o principal projeto da prefeitura nesta área é a ampliação da coleta seletiva de 1,8% para 10% até 2016. Para isso, a administração pretende inaugurar quatro mega centrais de triagem – duas em 2014 e duas em 2016. A atual gestão quer ainda que os programas de reciclagem sejam ampliados para os 96 distritos de São Paulo, já que atualmente apenas 75 deles recebem coleta seletiva.

O internauta Basílio Colares, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade