PUBLICIDADE

vc repórter: Santas Casas do País têm Dia de Luto por crise

Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo o Brasil protestam contra o subfinanciamento do setor e o endividamento das instituições

25 set 2014 - 10h58
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Santa Casa de Limeira teve as fachadas cobertas com tecido preto</p>
A Santa Casa de Limeira teve as fachadas cobertas com tecido preto
Foto: Wagner Guidi / vc repórter

Unidades médicas de todo o Brasil realizam nesta quinta-feira uma paralisação pelo Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Com duração de aproximadamente 24 horas, o movimento tem como objetivo chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), a data foi definida na 24ª edição do Congresso Nacional da categoria, realizado em Brasília entre os dias 20 e 22 de agosto deste ano, com 600 participantes. Na ocasião, ficou definido que todas as unidades do País suspenderiam o atendimento eletivo por um dia, como forma de “alertar os gestores em relação ao subfinanciamento do setor e o crescente endividamento das instituições”.

A associação afirmou que só terá um balanço de quantas unidades participaram após o final da paralisação, mas adiantou que a adesão foi total na Bahia, em Pernambuco e no Mato Grosso do Sul. Instituições de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também integram o protesto.

Segundo a CMB, apesar da orientação de suspender as atividades, alguns serviços não puderam ser interrompidos. Quanto às consultas, nos casos em que não havia a possibilidade de remarcar, os pacientes foram atendidos. A confederação afirmou que mesmo os hospitais que não paralisaram o trabalho estão com alguma sinalização de luto, para mostrar que fazem parte da ação.

A Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de São Paulo informou que cobriu todas as suas fachadas principais com tecido preto e os funcionários foram orientados a vestir camisetas pretas. Apesar da adesão ao movimento, a unidade disse que o atendimento está normal e não foi necessário cancelar consultas e cirurgias.

O leitor Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade