PUBLICIDADE

vc repórter: sabrage coletivo bate recorde em Festa do Espumante no RS

8 out 2013 - 10h35
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com trajes típicos, mulheres participam de sabrage coletivo na Festa do Espumante de Garibaldi, no Rio Grande do Sul</p>
Com trajes típicos, mulheres participam de sabrage coletivo na Festa do Espumante de Garibaldi, no Rio Grande do Sul
Foto: Cassius André Fanti / vc repórter

Munidos de sabres, uma espécie de espada, 277 pessoas se uniram para bater o recorde de maior sabrage coletivo do mundo. O ato, que consiste na abertura simultânea de espumantes com a ajuda do sabre, foi realizado no último sábado na Fenachamp, a Festa Nacional do Espumante em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Nesta edição da festa, 291 pessoas participaram do sabrage, sendo que 277 espumantes foram abertos em dez segundos. Segundo a organização, esse número desbanca o recorde de 2011, quando a Fenachamp entrou para o Guinness Book com a marca de 196 espumantes abertos.

<p>Ao todo, 291 pessoas participaram do evento; destes, 277 conseguiram fazer a degola da garrafa de espumante com um golpe de sabre</p>
Ao todo, 291 pessoas participaram do evento; destes, 277 conseguiram fazer a degola da garrafa de espumante com um golpe de sabre
Foto: Cassius André Fanti / vc repórter

Visitantes, enólogos, sommeliers, autoridades políticas e a comunidade de Garibaldi participaram do momento, que foi cronometrado por duas pessoas, conforme as exigências do Guinness.

O sabrage foi criado no início do século XIX quando, segundo a tradição francesa, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas de espumante com um golpe de sabre para celebrar suas vitórias. Até hoje, o ritual persiste como forma de marcar grandes momentos.

O internauta Cassius André Fanti, de Garibaldi (RS)), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade