PUBLICIDADE

vc repórter: rio Acre tem cheia recorde e gera calamidade

Com nível superior ao atingido em 1997, o rio Acre registrou a maior cheia da história em Rio Branco

2 mar 2015 - 12h12
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Cheia do rio Acre já é a maior da história na capital
Cheia do rio Acre já é a maior da história na capital
Foto: Leonardo Travensoli / vc repórter

A prefeitura de Rio Branco decretou estado de calamidade pública na cidade, no último domingo, em áreas afetadas por enchentes. De acordo com o governo do Estado, o rio Acre atingiu níveis superiores aos registrados em 1997, gerando a maior cheia da história do rio na capital.

Uma medição realizada pela Defesa Civil do Acre, por volta das 23h do último domingo, apontou que a marca histórica de elevação das águas do rio Acre em Rio Branco, registrada em 1997, foi superada. Na época, o nível chegou a 17,66 metros. Em medição realizada às 23h de domingo, o nível atingiu 17,68 metros. Na manhã desta segunda-feira, às 10h, o índice foi ainda maior, chegando a 17,81 metros, fazendo da atual cheia a maior já ocorrida na cidade.

A administração municipal informou que o decreto foi assinado pelo prefeito Marcus Alexandre, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, local onde foi montado o maior abrigo público para atender pessoas atingidas pela cheia. Já passou de 6 mil o número de pessoas atendidas nos abrigos. 

Siga o vc repórter no Twitter

O governo estadual informou que as duas pontes do centro da cidade estão interditadas, para garantir a segurança da população, além das vias em seus entornos. Além do Parque de Exposições, foram abertos abrigos nas instalações do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e outros dois nos ginásios do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Sesc-Bosque.

Até agora, mais de 40 bairros e 20 comunidades rurais já foram atingidos em Rio Branco, totalizando mais de 14 mil residências, chegando a 50 mil pessoas, segundo o governo, que decretou ponto facultativo para servidores nesta segunda e terça-feira, com o objetivo de aumentar o número de voluntários no atendimento às famílias desabrigadas.

Os leitores Walcimar Silva de Souza Junior e Leonardo Travensoli, de Rio Branco (AC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade