PUBLICIDADE

vc repórter: prefeitura terá que pagar R$ 7 mil por morte de cão em SP

21 mar 2013 - 18h14
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Donos souberam o paradeiro de Gabriel pelo Facebook
Donos souberam o paradeiro de Gabriel pelo Facebook
Foto: Facebook / Reprodução

A prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo, foi condenada, na última terça-feira, a pagar uma indenização de R$ 7 mil aos donos do cão Gabriel, morto por eutanásia há um ano pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ).

Em decisão emitida pela Vara da Fazenda Pública, o juiz entendeu que a eutanásia foi desnecessária.

A polêmica começou após os donos de Gabriel, da raça beagle, então desaparecido há um mês, registrarem um Boletim de Ocorrência. Eles descobriram o paradeiro do cachorro pelo Facebook, ao ver uma foto no canil, postada pelo grupo Proamma (Proteção dos Animais e do Meio Ambiente). Ao chegarem ao CCZ, o animal havia sido sacrificado.

Na época, o gestor do CCZ, Tony Emerson Alves de Souza, afirmou que o cão chegou ao canil no dia 8 de março, com sarna, um caroço na boca e cego de um olho. De acordo com o órgão, o local espera até 72 horas para que o dono compareça e reconheça o animal. No caso de Gabriel, a prática demorou ainda mais tempo do que o previsto e aconteceu apenas 12 dias depois da chegada de Gabriel ao centro.

Segundo o artigo 2 da lei estadual 12916, de 16 de abril de 2008, é proibida a eliminação da vida de cães e gatos, com exceção "feita à eutanásia, permitida nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais".

A veterinária responsável pelo canil na época, Anabel Jacqueline Martins da Silva, afirmou, há um ano, que o procedimento da eutanásia estava correto, já que a sarna poderia atingir humanos e estava colocando em risco outros animais no canil. "A sarna é uma zoonose e contaminaria todo meu canil. Eu não posso deixar um animal doente contaminando outro. Como não tratamos de animais, eu precisava (fazer a eutanásia). Não tinha mais condições de esperar", afirmou a veterinária, na época.

Em contato com o Terra, a prefeitura de Araraquara afirmou que a Secretaria de Negócios Jurídicos irá recorrer da decisão.

O internauta Carlos Alberto, de Araraquara (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade