PUBLICIDADE

vc repórter: prefeitura de Blumenau corta árvore centenária por engano

19 set 2013 - 17h48
(atualizado em 20/9/2013 às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Árvore tem 123 anos e batiza ponte na cidade
Árvore tem 123 anos e batiza ponte na cidade
Foto: Roberto Meira / vc repórter

Uma árvore de 123 anos foi cortada  por engano em Blumenau (SC) na última segunda-feira. O erro ganhou repercussão na cidade, já que o pé de tamarindo tem valor histórico e inclusive batiza ponte próxima de onde foi originalmente plantado. A prefeitura alega falha de comunicação e classifica o corte como uma “poda drástica”.

A poda da árvore foi autorizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). A falha, segundo a administração municipal, foi da Secretaria de Serviços Urbanos, que teria interpretado de forma incorreta parecer da Faema. O órgão deveria ter comunicado a ação à Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), que, uma vez consultada, informaria o procedimento correto no caso. "Houve erro na interpretação", resumiu o prefeito Napoleão Bernardes.

A prefeitura diz que árvore da rua São Paulo é centenária e “estava muito doente”, conforme teria atestado laudo da Universidade Regional de Blumenau, de 2010. Ainda assim, o pé de tamarindo, plantado em 1890 pela filha do naturalista Fritz Muller, pode ter uma sobrevida com a manutenção adequada, garante o órgão.

A Faema afirmou ainda que plantará um novo pé próximo ao decepado. "Existem mudas deste mesmo tamarindeiro e vamos plantar uma nova árvore nas imediações daquele que recuperaremos", garantiu Jean Nallmann, engenheiro florestal e presidente da Faema.

A planta

O tamarindeiro é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto tamarindo é bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste. Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros.

O tronco divide-se em ramos curvados. As folhas são compostas e sensíveis, que se fecham por ação do frio. O fruto é uma vagem alongada com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça. As sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.

O internauta Roberto Meira, de Brumado (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade