PUBLICIDADE

vc repórter: por Revalida, alunos de medicina protestam em SC

25 mai 2013 - 18h12
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Alunos do curso de medicina da Furb protestaram nas ruas de Blumenau
Alunos do curso de medicina da Furb protestaram nas ruas de Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Um grupo de alunos de medicina da Universidade de Blumenau (Furb), em Santa Catarina, realizou um protesto na manhã deste sábado contra a entrada de médicos formados no exterior sem a aplicação de uma prova para revalidação nacional de seus diplomas. Os universitários se reuniram, por volta das 8h30, embaixo da passarela da rua Antônio da Veiga.

Com os rostos pintados nas cores verde e amarelo, os estudantes ressaltaram que não são contrários à vinda de médicos estrangeiros ao País, mas cobraram a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, conhecido como Revalida. “O governo quer trazer médicos de qualidade duvidosa para atender VOCÊ: vai aceitar”? e “Médicos estrangeiros no Brasil sem validação dos diploma: falsa solução para enganar a população”, diziam duas das faixas carregadas pelo grupo.

Durante o percurso até a Igreja Matriz, que passou pelas ruas 7 de Setembro, Padre Jacobs e XV de Novembro, os universitários distribuíram panfletos para a população. O ato contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) e da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

O movimento aconteceu também em diversas cidades pelo País que possuem faculdade de medicina.

Contratação de médicos estrangeiros
A polêmica começou no dia 6 de maio quando o governo anunciou que estuda alternativas para suprir a deficiência de profissionais nas regiões mais remotas do País e analisava a possibilidade de trazer médicos de países como Portugal, Espanha e Cuba. De imediato, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou a proposta e, na última semana, entrou com uma representação da procuradoria-Geral da República contra a medida.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade