PUBLICIDADE

vc repórter: petshop que dá porco como prêmio é alvo de críticas na web

19 mai 2013 - 14h16
(atualizado em 9/12/2013 às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Petshop de Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo da fúria dos internautas ao oferecer um mini porco como prêmio um concurso</p>
Petshop de Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo da fúria dos internautas ao oferecer um mini porco como prêmio um concurso
Foto: Facebook / Reprodução

Um petshop de Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo da fúria dos internautas neste final de semana ao iniciar em sua página no Facebook um concurso que dará como prêmio um mini porco.

Após uma votação feita pela rede social, em que os internautas podiam escolher entre 5 opções de prêmio – um mini porco, uma calopsita, um mini coelho, quatro sessões de banhos e tosa ou 15 kg de ração – o mini porco foi escolhido como prêmio, e o petshop iniciou o concurso na última quinta-feira. Para concorrer ao animal, os internautas foram convidados a enviar uma frase dizendo por que gostariam de ter o animal de estimação. “O importante é soltar a imaginação e mostrar para todos como é seu amor por esse mascote”, diz a postagem.

A ação, no entanto, não foi vista com bons olhos por internautas, que postaram diversas críticas. “Sorteia produtos da loja, cara. Mas animal está por fora, animal não é lixo, quem garante que quem ganhar vai tratar o bichinho bem?... pense bem”, reclamou um dos internautas. “Vergonhoso! Além de sortearem uma vida como um pacote de ração, vocês não tem noção de que um mini porco não é um 'pet convencional'? Que além de estarem minimizando o fato de uma criatura não ser um objeto, essa vida pode cair nas mãos de pessoas que vão tratá-lo como lixo?” questionou outra.

Na regulamentação o petshop ressalta, no entanto, que a ação trata-se de um concurso, e não de um sorteio. Muitas das reclamações publicadas por internautas foram apagadas da página, em que o estabelecimento informa que o mini porco em sua fase adulta tem o tamanho “comparado ao buldog inglês, com peso de 30 a 40 kg”.

Pelas redes sociais, o petshop se defendeu, e culpou os veganos pela repercussão negativa. “Os veganos – grupo que não se alimenta de nada de origem animal – estão prejudicando nossa página! Favor procurar alguma outra empresa ou pessoa que faça maus tratos aos animais, pois temos liberdade de fazer o que quisermos e estamos na lei”, postou o estabelecimento ao divulgar um telefone que seria o do advogado do empreendimento.

Procurado pelo Terra, nenhum representante do estabelecimento foi localizado para se pronunciar sobre o assunto. Atualmente não há na Lei de Crimes Ambientais nada que proiba a ação promovida pelo petshop.

O internauta Fabio Chaves, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade