PUBLICIDADE

vc repórter: parque municipal vira depósito de lixo e entulho na BA

10 fev 2014 - 22h02
Compartilhar
Exibir comentários
Lixo e entulhos depositados na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista
Lixo e entulhos depositados na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

O Parque Municipal da Serra do Periperi é uma Unidade de Conservação com cerca de 1.300 hectares de área e 15 quilômetros de extensão e foi criado em 1999 para impedir a ocupação desordenada, o desmatamento e a degradação ambiental, conforme escrito no site da prefeitura de Vitória da Conquista. O local, no entanto, não recebe a devida proteção e, em diversos pontos, se tornou ponto de descarte irregular de lixo e entulho.

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou ter elaborado “um novo projeto para descarte de resíduos sólidos provenientes de construção, reforma, reparos e demolição de obras de construção civil”.

<p>Apesar dos alertas, população não respeita Unidade de Conservação</p>
Apesar dos alertas, população não respeita Unidade de Conservação
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

A prefeitura espera, com esse projeto, solucionar o problema. “Já foram fechados alguns pontos de acesso a Serra do Periperi e iniciadas limpeza e recuperação de áreas do local”, concluiu.

Outros vilões a serem combatidos na região são as atividades de mineração, como a extração de areia, cascalho e pedra, além da conservação da flora e fauna remanescentes, bem como de sua conformação topográfica e das nascentes.

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade