PUBLICIDADE

vc repórter: Pará pode ter a maior cheia dos últimos 46 anos

Águas do rio Tapajós já alcançaram avenida e ruas precisaram ser interditadas

10 abr 2014 - 14h25
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nesta terça-feira, o Tapajós chegou a marca de 7,68 metros, acima dos 7,55 metros registrados no mesmo dia em 2009</p>
Nesta terça-feira, o Tapajós chegou a marca de 7,68 metros, acima dos 7,55 metros registrados no mesmo dia em 2009
Foto: Ascom Emater / Divulgação

A Defesa Civil Estadual de Santarém, no oeste do Pará, realiza o monitoramento diário dos níveis dos rios Tapajós e Amazonas na região. A enchente deste ano pode ultrapassar a de 2009, quando ocorreu a maior cheia dos últimos 46 anos. 

Nesta terça-feira, o Tapajós chegou à marca de 7,68 metros, acima dos 7,55 metros registrados no mesmo dia em 2009. A cheia já alcançou a avenida com o mesmo nome e algumas ruas do centro comercial sofreram interdições porque as águas emergiram pela rede de esgoto. A marca história aconteceu no dia 1º de junho de 2009, quando o nível do rio chegou a 8,32 metros.  Os meses de maio e junho são os mais preocupantes, pois as chuvas são mais intensas e os afluentes do Amazonas elevam suas águas.

A Defesa Civil realiza trabalhos preventivos e de capacitação junto aos municípios do Baixo Amazonas, acompanhando e orientando as ações das prefeituras. Santarém está distribuindo madeira para comunidades ribeirinhas, e Alenquer, por exemplo, está construindo passarelas para a locomoção de pessoas.

Caso se repita a cheia de 2009, o orçamento está garantido para algumas ações como entrega de medicamentos, madeiras, cesta básica e kits de ajuda humanitária. Nenhum município do Baixo Amazonas está em situação de emergência, mas Santarém, Alenquer, Óbidos e Curuá estão sob alerta.

O leitor Roberto Meira, de Brumado (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade