1 evento ao vivo

vc repórter: objetos incandescentes são vistos no céu de SP

6 mai 2009
18h09
atualizado às 18h28

Dois objetos incandescentes foram vistos no céu de São Paulo em um intervalo de 20 dias. Na tarde desta terça-feira, por volta das 17h20, moradores de Rio Claro avistaram uma bola de fogo entre as nuvens. Francisco Riani, que fotografou a cena, diz que a imagem parecia a de um avião com reflexo do sol. "Mas logo percebemos que o rastro era diferente", conta.

Um objeto voador incandescente foi visto em Rio Claro (SP)
Um objeto voador incandescente foi visto em Rio Claro (SP)
Foto: Chico Riani / vc repórter

No dia 18 de abril, um objeto parecido foi registrado sobre a capital paulista. "Isso aconteceu por volta das 18h", diz Lucienne Cavalcanti Ferraz, que viu o foco de luz de dentro de carro enquanto trafegava pela Marginal Tietê.

O físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, analisou a foto feita em Rio Claro e afirma se tratar de um meteoro. "É um pedaço de rocha que entrou na atmosfera da Terra e tornou-se incandescente", explica. "Quando ele atinge 650 °C, fica visível."

De acordo com Marcomede, isso explicaria o fato de, logo após ser visto pelos moradores da cidade, o objeto estar menos visível. O processo é popularmente conhecido pelo nome de "estrela cadente", apesar de não se tratar de estrelas.

"Pedaços de rochas andam pelo espaço, menores que asteróides. São os meteoroídes. Ao penetrarem na nossa atmosfera, tornam-se incandescente. São as famosas estrelas cadentes", diz Marcomede.

Segundo o físico, quando a atmosfera não é espessa o suficiente para queimar todo o material, o que sobra dele cai sobre o solo. "Nesse caso, tempo o chamado meteorito", completa. Ele lembra que o objeto visto poderia ser também um pedaço de satélite, em vez de uma pedra.

Os internautas Chico Riani, de Rio Claro (SP), e Lucienne Cavalcanti Ferraz, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade