PUBLICIDADE

vc repórter: noivos se casam em meio a festa italiana de Blumenau

21 jul 2013 - 17h52
(atualizado em 22/7/2013 às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecidos desde a infância, Eusébio e Rosemar ficaram muitos anos sem se ver até se reencontrarem, dez anos atrás, na 10ª edição da Festitália, a maior festa de celebração à cultura italiana de Santa Catarina.

Na época com 37 anos, ele participava da organização do evento ajudando no preparo do prato mais tradicional entre a colônia: a macarronada. “Eu estava fazendo macarronada quando vi a Rose com outras duas amigas, e a reconheci. Fui cumprimentá-la usando um avental sujo de molho de tomate e quatro queijos. Acabamos dançando e começamos a namorar”, conta Eusébio, que atualmente faz parte da diretoria do Lira Circolo Italiano di Blumenau, um dos organizadores do evento.

Desde lá, o casal não se separou; cerca de dois anos depois, Rosemar e Eusébio já estavam morando juntos. Mas faltava oficializar a união. “Ano passado brincávamos com os amigos dizendo que íamos nos casar no dia 12 de dezembro de 2012. No dia 13 estava todo mundo cobrando”, conta Rosemar com bom humor.

Este ano, quando as conversas sobre casamento voltaram, surgiu a ideia de celebrar o casamento em meio ao Festitália. Em cerca de um mês, com a ajuda de amigos e parentes, o casal organizou toda a cerimônia, que aconteceu neste domingo, último dia da 20ª edição do evento.

Usando um carro alegórico em forma de gôndola, os noivos entraram no pavilhão do Festitália, e tiveram o casamento celebrado por um juiz de paz. “Creio que no momento da cerimônia haviam entre 2 e 3 mil pessoas na festa. De lá, fomos para o restaurante do pavilhão, e recebemos os parentes em uma área reservada”.

Entre os presentes, se misturavam amigos, desconhecidos, parentes, e as duas amigas que dez anos atrás acompanhavam Rosemar no dia em que ela reencontrou Eusébio.

Para Rosemar, a festa não poderia ter sido melhor. “Em 35 dias decidimos e montamos tudo. Ficou um casamento lindo, maravilhoso. Para nós, que somos muito alegres, gostamos de nos divertir e dançar, foi o momento ideal”, disse ela, entre uma gargalhada e outra.

Festitália

Reunindo música e gastronomia típicas da Itália, a Festitália é tida como a maior festa de celebração à cultura italiana de Santa Catarina, e acontece no Parque Vila Germânica.

Segundo a organização, evento – que teve início dia 12 de julho e se encerra neste domingo, 21 - o público estimado é de 5 mil pessoas por dia. A festa contou com atrações como Deco Dalponte & Banda Premier, a cantora internacional Patrizia Laquidara, e o Grupo Amarcord.

Além das massas típicas da culinária italiana, o público pode desfrutar das trinta marcas internacionais de vinhos e espumantes.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade