PUBLICIDADE

vc repórter: moradores protestam por reabertura de hospital em SP

31 jul 2013 - 10h49
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores se reuniram em frente ao hospital Sapopembinha, na zona leste da capital paulista</p>
Moradores se reuniram em frente ao hospital Sapopembinha, na zona leste da capital paulista
Foto: Carlinhos Cobra / vc repórter

Cerca de 100 moradores protestaram, na manhã da última terça-feira, contra o fechamento do hospital Doutor David Capistrano Filho, localizado no número 45 da rua Iamacaru, em Sapopemba, na zona sul de São Paulo. O grupo pede a reabertura da unidade que está desativada desde janeiro deste ano para reformas.

O hospital Sapopembinha, como é conhecido na região, paralisou as atividades para uma "ampla reforma estrutural" que visa atender as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, bem como estruturar a unidade para oferecer atendimentos médicos de maior complexidade à população da região.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, haverá troca de telhados e pisos, readequação da rede de gases e substituição de portas e batentes, pintura interna e externa, reforma dos setores de nutrição e reabilitação e adequação do projeto de acessibilidade com a instalação de elevadores, além de adequações de acessibilidade e implantação de sala de conforto para acompanhantes.

Após sete meses sem indícios de início de obras, os moradores resolveram se manifestar e criaram o movimento Acorda Sapopemba. O grupo se reuniu em frente ao hospital e seguiu em passeata até a avenida Luís Inácio de Anhaia Melo, onde uma das faixas no sentido bairro foi ocupada.

A secretaria estuda atualmente o novo perfil assistencial a ser atendido no hospital para que possa então definir o projeto da obra. A expectativa é que os serviços comecem ainda neste ano. No entanto, o órgão não informou o prazo para a reabertura da unidade.

Em nota, a secretaria ressaltou ainda que os pacientes da unidade não ficaram sem assistência e que estão sendo encaminhados para outras unidades da região, como o Hospital Estadual de Sapopemba. 

O hospital Sapopembinha funciona desde dezembro de 2005 e sua unidade de internação possuía 30 leitos para atendimento.

O internauta Carlinhos Cobra, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade