PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: moradores na zona norte do Rio ficam 20 dias sem água

11 dez 2012 - 15h46
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores da rua Tomas Lopes, no bairro Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, ficaram sem água por 20 dias. Segundo relatos, desde o dia 22 de novembro diversas reclamações foram feitas à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), responsável pelo abastecimento de água no Estado, porém, o problema persistiu e a companhia colocou um prazo de 48 horas a partir de domingo para regularizar a situação. O abastecimento foi reestabelecido na manhã desta terça-feira.

No dia 28 de novembro, a empresa chegou a dizer que em 24 horas a situação estaria regularizada. No dia seguinte, 29, o problema continuou e os moradores voltaram a reclamar. A Cedae enviou dois técnicos ao local para analisar a causa do problema. Porém, desta vez a empresa não informou um prazo para solucionar a situação.

Em contato com o Terra, a companhia afirmou que realiza, desde o dia 6 de dezembro, a desobstrução das tubulações que abastecem a rua Tomas Lopes, o que normalizaria o abastecimento. Porém, a Cedae disse que o abastecimento de água na região foi prejudicado por problemas no fornecimento de energia da Light, que teria provocado quatro paralisações na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu entre quarta-feira, 5, e sábado, 8.

“O funcionamento da estação foi normalizado no domingo, mas algumas ruas mais altas ou localizadas no final das redes de abastecimento podem demorar até 48 horas para voltar a ser 100% abastecidas”, afirmou a Cedae, em nota.

Porém, de acordo com a Light, o problema aconteceu no dia 7, sexta-feira, e não no dia 5 conforme a Cedae afirmou.

"O circuito teve seu fornecimento interrompido durante 7 minutos. No momento da ocorrência o sistema de proteção da Light foi acionado e uma segunda linha que atende à Cedae entrou em operação. Técnicos da Light identificaram, durante inspeção técnica, que a causa da ocorrência foi um defeito nas instalações internas de uma subestação de cliente da companhia”, disse a empresa, em nota, afirmando que o problema no abastecimento de energia foi solucionado no dia 8, sábado.

O internauta Fabiano, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade