PUBLICIDADE

vc repórter: missa marca início da pesca de tainha em SC

13 mai 2013 - 18h10
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Missa realizada por pescadores, moradores e turistas no último domingo em Bombinhas, na região do Vale do Itajaí (SC) celebrou início da pesca de tainha</p>
Missa realizada por pescadores, moradores e turistas no último domingo em Bombinhas, na região do Vale do Itajaí (SC) celebrou início da pesca de tainha
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter

Como já virou tradição, uma missa realizada por pescadores, moradores e turistas no último domingo em Bombinhas, na região do Vale do Itajaí (SC), marcou a chegada da temporada de pesca da tainha, que começa oficialmente nesta quarta-feira, 15.

Na 5ª edição da missa, a comunidade pesqueira de Bombinhas se reuniu na praia de Bombas e participou da cerimônia, que abençoou as canoas de um pau só e prestou homenagens aos pescadores. 

O dia 15 de maio marca o fim do período de defeso da tainha em Santa Catarina. A partir daí, a pesca da espécie está liberada nas praias do litoral catarinense. É neste período, com a chegada do inverno, que as tainhas migram da região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, em direção ao Rio de Janeiro, em busca de águas mais quentes.

No último dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, uma outra cerimônia reuniu pescadores na praia do Campeche, em Florianópolis. Os pescadores da região foram abençoados, para que 2013 seja um ano de boa safra de tainha e tenha águas tranquilas para os navegantes.

Para este ano, os pescadores esperam uma safra bem maior à registrada em 2012, quando foram capturadas 1,5 mil toneladas do pescado - um dos piores desempenhos dos últimos anos. A melhor safra já registrada foi em 2007, quando 6,4 mil toneladas de tainha foram pescadas.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade