PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: lixo hospitalar é descartado próximo a posto na BA

28 mar 2014 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Seringa usada é descartada em terreno próximo ao posto de saúde do povoado Campo Formoso, no sudoeste baiano</p>
Seringa usada é descartada em terreno próximo ao posto de saúde do povoado Campo Formoso, no sudoeste baiano
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

A falta de médicos e problemas envolvendo o descarte correto de lixo hospitalar são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores atendidos pelo posto de saúde do povoado Campo Formoso, a 32 quilômetros de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Resíduos de serviços de saúde, medicamentos e  materiais perfuro-cortantes, como seringas usadas, podem ser encontrados jogados nos arredores do posto de saúde que atende a região. O ideal seria que o material fosse descartado separadamente do lixo comum, e que a coleta fosse realizada por funcionários equipados, afim de evitar riscos de contaminação.

A falta de médicos também é alvo de crítica dos moradores, já que o posto conta com apenas uma médica. O atendimento é feito uma dia no mês. Com isso, os moradores são obrigados a procurar os povoados vizinhos de Iguá e Viana nos demais dias. 

<p>Medicamentos também são vistos ao redor do posto</p>
Medicamentos também são vistos ao redor do posto
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Em nota ao Terra, a prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, rebateu a reclamação quanto ao atendimento médico e afirmou que “o posto de saúde do povoado de Campo novo, assim nos demais povoados, é utilizado como ponto de apoio para visita da equipe de saúde da família, que no caso de Campo Formoso acontece uma vez por mês”.

“A unidade de referência para esta comunidade está localizada em Lagoa Formosa e conta com médico, enfermeira, cirurgião dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes rurais e agentes comunitários de saúde, que atendem a comunidade de segunda a sexta-feira”, argumentou.

A prefeitura afirmou ainda que pretende iniciar as obras de construção de um novo espaço neste ano. “Em toda zona rural do município Secretaria Municipal de Saúde conta com uma infraestrutura para atendimento das equipes de saúde de mais de 70 postos e 17 unidades, que passam por reforma e manutenção sempre que necessário", completou.

“Entre 2013 e 2014, a zona rural do município foi beneficiada com a reforma de 30 postos e unidades de saúde e construção de 12 postos de saúde, um investimento de mais R$ 1 milhão de recursos do município e do Ministério da Saúde. Para este ano, estão previstas a construção de mais 16 postos na zona rural e a ampliação de sete unidades de saúde”, disse a prefeitura.

A administração municipal não comentou, no entanto, a queixa com relação ao descarte irregular de lixo hospitalar nos arredores do posto.

<p>O atendimento médico no posto é feito uma vez por mês; moradores são obrigados a procurar os povoados vizinhos de Iguá e Viana</p>
O atendimento médico no posto é feito uma vez por mês; moradores são obrigados a procurar os povoados vizinhos de Iguá e Viana
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

O leitor Anderson O liveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade