PUBLICIDADE

vc repórter: lixo e queimadas danificam área verde em SP

Morador de Itapevi afirma que um antigo clube da cidade está sendo devastado por queimadas e descarte irregular de lixo

16 dez 2014 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lixo e entulho se misturam à vegetação no terreno</p>
Lixo e entulho se misturam à vegetação no terreno
Foto: Rodrigo Crepaldi / vc repórter

Imagens registradas em um trecho de área verde em Itapevi, na região metropolitana São Paulo, mostram um acúmulo de lixo e entulhos em meio à vegetação. Morador da cidade, o leitor Rodrigo Crepaldi afirmou que o local, cujo terreno poderia virar um parque para uso da população, também está sendo desmatado lentamente por constantes queimadas.

Siga o vc repórter no Twitter

A portaria do chamado Clube de Campo está localizada na avenida Presidente Vargas, 1951. Porém, de acordo com Rodrigo, o descarte irregular de resíduos acontece na parte de cima do terreno, na rua Ávila Mendes. “Esse lugar, antigamente, era o Clube de Campo da cidade e agora é da prefeitura. Ali tem um belo lago, que está sendo contaminado por lixos, entulhos, e corpos de animais, como vacas e cachorros, que são jogados lá”, disse.

O leitor contou que, desde 2012, ouve dizer que a área seria transformada em um parque. “Já se passaram quase três anos e nada”, lamentou. “Queremos correr nesse parque e jogar bola com nossos amigos e familiares, ao invés de ir para Barueri”, completou.

Procurada pelo Terra, a prefeitura de Itapevi informou que, diferente do que foi dito por Rodrigo, a área pertencente ao denominado Clube de Campo é uma propriedade particular. O órgão afirmou que as denúncias sobre depósito irregular de entulho e contaminação do lago interno do imóvel serão apuradas pelas Secretarias da Receita e do Meio Ambiente. Caso sejam constatadas tais irregularidades, os proprietários serão notificados a tomar as providências cabíveis.

Quanto ao desejo dos moradores, a autoridade municipal disse que existem tratativas para aquisição do imóvel, que posteriormente seria transformado em um parque ecológico. A prefeitura afirmou que o local já foi declarado como utilidade pública e encontra-se em juízo para que seja determinado um valor de desapropriação.

O leitor Rodrigo Crepaldi, de Itapevi (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade