PUBLICIDADE

vc repórter: jovem morre após ter atendimento negado no RS

26 mar 2011 - 13h03
(atualizado às 18h09)
Compartilhar

Um jovem de 23 anos morreu após sofrer acidente de moto na noite desta sexta-feira em Herveiras, no Rio Grande do Sul.

Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS)
Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS)
Foto: Jansle Appel Junior / vc repórter

Júlio César Padilha foi atendido por uma ambulância municipal de Herveiras e levado para o Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Na chegada do hospital, o médico responsável e o enfermeiro-chefe que atuavam no plantão teriam negado o atendimento pelo fato da vítima ser moradora de outro município.

Segundo a assessoria do Hospital Santa Cruz, o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde prevê serviços de emergência e urgência para moradores de Santa Cruz do Sul. O secretário municipal de Saúde, Edison Rabuske, confirma os termos do contrato, entretanto afirma que "em situação de emergência, o atendimento deve ser feito, pois isso está dentro do protocolo nacional da saúde."

Segundo o secretário, o médico e o enfermeiro receberam voz de prisão da Brigada Militar e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para prestarem esclarecimentos. O delegado Márcio Niederauer Nunes instaurou inquérito por homicídio e as investigações devem apontar se a entrada no Pronto-Atendimento foi negada ao paciente.

O secretário informou também que o procedimento correto de transferência de pacientes entre cidades é através da comunicação entre as secretarias de Saúde, fato que também não aconteceu.

O internauta Meikel Arendt, de Santa Cruz do Sul (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade